domingo, 21 de abril de 2013

Bates Motel



Eu confesso que fico muito apreensiva quando alguém resolve mexer com um grande clássico, ainda mais no caso de Psicose – ainda estou traumatizada com o remake desastroso feito por Gus Van Sant em 1998. Por isso demorei um pouco a me inteirar de Bates Motel. Mas não há motivo para temor: a série não somente é muito boa como também tem identidade própria.

Bates Motel é focada na juventude de Norman Bates e sua sufocante relação com a mãe, Norma. O grande mérito da trama é nos apresentar Norman como um adolescente meigo e problemático, mas ainda totalmente dentro dos limites da sanidade mental. Aliás, na maior parte do tempo é a possessiva mãe que se sobressai como a louca da história.


Embora a trama seja atualizada para os dias de hoje, com direito a celulares e fones de ouvido, o design de produção cria uma aura atemporal, clássica, mantendo uma certa atmosfera de romantismo e decadência nos cenários da casa e do motel. Muito interessante também o acréscimo de mostrar um pouco sobre os habitantes da cidade e as tumultuadas relações entre eles, o que só reforça a ideia inicial de que Norman é um psicopata sim, mas o ambiente no qual foi criado e seu entorno não ajudaram nem um pouco.

Nos papéis de Norma, a mãe, e Norman, o filho, a sempre ótima Vera Farmiga e Freddie Highmore. É uma grata surpresa ver que o garotinho de Em Busca da Terra do Nunca e A Fantástica Fábrica de Chocolate cresceu em tamanho e talento, nos brindando com essa bela composição de um adolescente dividido entre desejos antagônicos. Seu Norman Bates é doce e charmoso, mas sempre deixa entrever uma centelha doentia e assustadora. Ou seria mero efeito de sugestão de nossas mentes, que já conhecem o que ele se tornaria no futuro?


Por essas e outras, Bates Motel é uma das séries mais festejadas do momento na TV americana. Assim como o filme original de Hitchcock, o seriado da A&E busca inspiração no livro Psycho, de Robert Bloch. Infelizmente, aqui no Brasil ainda não existe uma data para que a série chegue ao A&E ou a qualquer outro canal. Aguardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário