terça-feira, 6 de outubro de 2009

The Chaser


Jung-ho, ex-policial que passou a ganhar a vida como cafetão, está possesso porque duas de suas garotas desapareceram sem pagar o que lhe deviam. Logo depois de forçar Mi-jin a se encontrar com um desconhecido, descobre que o mesmo homem foi o último cliente das outras duas moças. Ele tenta localizá-la, mas uma falha no sinal do celular deixa Mi-jin à mercê do psicopata. Atormentado pelo remorso, o ex-policial faz de tudo para convencer a polícia da culpa do homem e assume pessoalmente a missão de descobrir o paradeiro de Mi-jin. Exibido no Festival de Cannes de 2008.

Uma boa surpresa que só evidencia o alto nível que o cinema coreano vem apresentando nos últimos anos. A cada Festival o país traz novidades interessantes, seja de cineastas já conhecidos como Park Chan Wook, seja de um estreante absoluto como é o caso diretor e roteirista deste longa, Hong-jin Na (estreante mesmo, o cara não tinha feito nem um curta antes desse filme).

Um policial ágil e violento, mas também com aqueles toques de humor pastelão totalmente fora de hora como só os coreanos conseguem inserir sem tornar o filme ridículo. Um exemplo é a cena em que Jung-ho consegue arrastar o psicopata debaixo de sopapo para a delegacia e, chegando lá, os homens da lei ficam batendo boca entre si como um bando de madames tresloucadas. Sem contar que o longa explora com extrema habilidade um estilo de suspense no qual o espectador já sabe de tudo (quem é o assassino, seu modo de agir, o que aconteceu com a vítima, etc.) e a tensão vem justamente da sensação de que ele conseguirá ficar impune porque não há provas contra ele.


O filme só não é muito recomendado para os mais sensíveis à estética gore, pelo excesso de cenas com mutilações, fraturas expostas e, sobretudo, muito sangue pingando e esguichando na tela. Está certo que a história em si não chega a apresentar nenhuma novidade, mas a direção de Hong-jin Na é tão competente que conquista por seu vigor e também pelo carisma de Yun-seok Kim no papel do cafetão que, no fundo, tem bom coração.

Aqueles que não tiverem oportunidade de conferir o longa ainda neste Festival, não precisam ficar tristes: The Chaser tem previsão de estreia para daqui a duas semanas.

Nota: 8,0

(Choo Gyeok Ja, de Hong-jin Na. Coréia do Sul, 2008. 125 minutos. Midnight Movies)

Nenhum comentário:

Postar um comentário