sexta-feira, 10 de maio de 2013

Viareggio


Mar e carnaval na Toscana? Tem, sim, senhor. O carnaval, obviamente, é só uma vez por ano, mas o mar e o espírito festivo estão presentes em Viareggio o tempo todo. Nesse simpático balneário toscano predomina a chamada arquitetura em estilo Liberty, que são aquelas construções de dois andares em tons pastéis coloridos e com detalhes em branco. Mas é, acima de tudo, o gostoso clima retrô que dá ao visitante essa impressão de estar em um filme da década de cinquenta.

Viareggio é província da cidade de Lucca e foi fundada na primeira metade do século XVI. Naquela época, era a única saída para o mar de toda a província. Hoje em dia é conhecida, sobretudo, por seus festejos de carnaval, que é o mais famoso na Itália depois do de Veneza. O Carnaval de Viareggio foi instituído em 1873 e sua máscara oficial – o Burlamacco – foi idealizada em 1930 pelo pintor Uberto Bonetti. A principal característica da festa são os carros alegóricos que desfilam ao longo do Viale Regina Margherita, extenso calçadão defronte ao mar mais conhecido como La Passeggiata.

O Burlamacco

Mesmo fora do período momesco, a boêmia Passeggiatacontinua sendo o centro nervoso da cidade. É ao longo do calçadão que residentes e visitantes caminham, andam de bicicleta, passeiam com o cachorro ou as crianças, tomam um drink ou um sorvete, encontram os amigos, etc. Bater perna por ali é não somente obrigatório, mas o passatempo oficial da cidade. Também é por ali que se tem acesso à praia. Cabe esclarecer que a maioria desses acessos são administrados de forma particular, ou seja, o banhista paga uma taxa para entrar. Não exatamente para o mar, mas para os guarda-sóis, espreguiçadeiras, enfim, pela infraestrutura. Mais ou menos dentro daquele esquema que se vê no filme Ladrão de Casaca, de Hitchcock. Porém, existe uma parte com acesso livre ao mar (sem direito a mimos, claro). Basta caminhar até o extremo esquerdo do calçadão, onde a praia se funde com a elegante marina da cidade.

Viareggio é, ainda, a cidade natal do cineasta Mario Monicelli e da atriz Stefania Sandrelli. Vale dar uma conferida nesse pedaço atípico da Toscana, região cujas cidades, de um modo geral, costumam pender mais para o estilo clássico medieval. 

A elegância e tranquilidade da marina da cidade

Dia de sol é somente pretexto para bater perna no Viale Regina Margherita, ou "La Passeggiata"

Manifestações artísticas acontecem a toda hora e sem aviso prévio

Fim do dia, missão cumprida com satisfação

Nenhum comentário:

Postar um comentário