sábado, 22 de março de 2014

Paris - Outros Cenários


Alcançando a Basílica de Sacré-Coeur

Que Paris é uma das cidades mais cinematográficas do mundo é ponto pacífico, ninguém tem dúvidas quanto a isso. Em quantas produções ao longo dos anos já vimos cenas que tinham como pano de fundo a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Castelo do Louvre ou as margens do Rio Sena? Porém existem outros recantos da cidade-luz não tão famosos (ou totalmente anônimos) que já serviram de cenário para alguns filmes que amamos.

No caso de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, por exemplo, todo o charmoso bairro de Montmartre emoldurou a história, desde as longas escadarias da Basílica de Sacré-Coeur às ruazinhas repletas de pequenos negócios e delicatessens, mas o ponto central da trama certamente é o Café des 2 Moulins (Rue Lepic, 15), onde a protagonista trabalhava. Pois bem. O café existe e ficou tão famoso por conta do filme que hoje em dia inclusive ostenta um painel com uma foto da personagem  um incentivo extra para as moças é o fato do estabelecimento contar com os garçons mais bonitos de Paris. Outro detalhe na trama que ganha sabor especial depois de visitar o bairro é o fato do interesse romântico de Amélie trabalhar em uma sex shop, já que Montmartre é apinhado delas. É lá que fica, ainda, o célebre Moulin Rouge (clique aqui para ler o artigo sobre o Moulin Rouge).


Detalhe da fachada do hoje em dia concorridíssimo Café des 2 Moulins

Já Antes do Pôr-do-Sol, embora depois passeie por vários pontos mais turísticos da cidade, tem seu marcante início em uma das livrarias mais bonitinhas da cidade: trata-se da Shakespeare and Company, especializada em livros estrangeiros. É no seu aconchegante interior que Jesse faz a leitura de seu livro e se reencontra com Cèline nove anos depois. A fachada da livraria é mostrada, ainda, em Meia-Noite em Paris. A Shakespeare and Company fica na Rue de la Bucherie, 37 (perto da Catedral de Notre-Dame).


Por falar no filme de Woody Allen, o cenário mais interessante de todos está ao alcance de qualquer transeunte: sabe aquela esquina onde o Owen Wilson ficava à espera do carro que o transportaria para o passado? É a Rue de la Montagne Sainte Geneviève, fica pertinho do Panthéon e os sinos que a gente escuta no filme são os da igreja da esquina (em cujos degraus Wilson se senta à meia-noite). Outro belo cenário do filme é a Pont Alexandre III, a da cena final. Mesmo durante o dia, com as luzes apagadas, é certamente a ponte mais bonita dentre as muitas que cruzam o Rio Sena. Fica à altura da Avenue des Champs-Élysées.

 Pont Alexandre III

Por fim, outro lugar que vale mencionar – não somente pela correlação com o cinema, mas também por seu imperdível acervo e pela beleza arquitetônica – é o Musée D’Orsay. Esse museu alocado na estrutura de uma antiga estação ferroviária não foi exatamente o cenário real, porém seu monumental relógio envidraçado com vista para a cidade serviu de inspiração para aquele que vemos em A Invenção de Hugo Cabret.


Portanto, caro leitor, se o seu próximo destino for Paris, entre o Louvre, Versailles e a Torre Eiffel também vale a pena reservar algum tempinho para conferir esses cenários de perto.

Interior do 2 Moulins, bem parecido com o visto no filme

Sex shops, cenário recorrente em Montmartre

Le Moulin Rouge, o original

A atmosfera mágica da Rue de la Montagne Sainte Geneviève

O deslumbrante átrio do Musée D'Orsay

Vista interna da Pont Alexandre III

Nenhum comentário:

Postar um comentário