terça-feira, 1 de abril de 2014

Belém: Zona de Conflito


Belém é focado em dois personagens: Sanfur é um adolescente palestino que vive na cidade de Belém e trabalha como informante para o serviço secreto de Israel; Razi é o agente israelense que cuida desse contato e com o qual Sanfur desenvolve uma relação paternal. O filme fala da difícil posição dos dois, já que Sanfur é irmão de um líder palestino que é suspeito, inclusive, de envolvimento com o Hamas; Razi, por sua vez, tem como obrigação colocar os interesses de seu país acima da vida do rapaz com o qual já desenvolveu fortes laços afetivos.

O filme se desenrola em um clima de crescente tensão e consegue dar voz a todos os envolvidos sem pender para nenhum dos dois lados, justamente por colocar os dilemas pessoais acima das questões políticas, étnicas e religiosas. A princípio não se entende bem o porquê do menino palestino estar fazendo jogo de agente duplo, mas o hábil roteiro não deixa nada a esmo e todas as peças fazem sentido no momento oportuno. Uma vez superada a dificuldade inicial de identificar todos os personagens e a função de cada um na trama, o espectador ficará em estado de alerta permanente até o último fotograma.

É sempre uma excelente surpresa ver um filme desta qualidade vindo de um diretor estreante – antes deste filme, Yuval Adler havia realizado somente um curta (Seduction, em 2006). O roteiro do filme foi escrito pelo próprio Adler em parceria com o jornalista Ali Waked, que trouxe para a trama suas experiências como correspondente na Cisjordânia. O longa ganhou o Prêmio Fedeora de melhor filme da mostra Giornate degli Autorino último Festival de Veneza e foi o candidato de Israel ao Oscar deste ano, mas não ficou dentre os cinco indicados. 

Belém estreia na próxima sexta somente em São Paulo e Brasília. No cada vez mais complicado circuito de arte daqui do Rio de Janeiro ainda não há nenhuma previsão, apesar de ter acontecido uma pré-estreia no último final de semana. De qualquer modo, trata-se de um ótimo filme que joga luz sobre um tema por vezes de difícil compreensão para o mundo ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário