sexta-feira, 6 de junho de 2014

Oldboy – Dias de Vingança


Oldboy é mais uma daquelas refilmagens que não somente não acrescenta como também empobrece o que já foi mostrado no original. A trama continua, em essência, a mesma do perturbador longa coreano de 2003: um homem é sequestrado e mantido em cativeiro ao longo de 20 anos. Ele não tem a mínima ideia do motivo de estar naquela situação, até o dia em que é libertado da mesma forma inesperada como foi preso. Instigado a descobrir o porquê de seu tormento, ele conta com a ajuda de uma jovem assistente social. O que ele não sabe é que seu misterioso captor ainda tem planos para ele.

Assim como em Os Homens que Não Amavam as Mulheres, as alterações feitas na história são poucas, tímidas e para pior. Enquanto o filme Park Chan-Wook nos arrastava para um turbilhão de emoções fortes devido à crueza de suas imagens e ao inesperado das situações, na versão americana tudo soa extremamente falso, mesmo quando são reproduzidas passagens que funcionaram no original. Talvez porque o próprio elenco parece não acreditar muito na trama e atua o tempo todo no piloto automático, sem contar a total falta de química entre Josh Brolin e Elizabeth Olsen.

Rodado em 2013, esse filme demorou bastante para chegar aqui no Brasil. Nos Estados Unidos e em muitos países europeus, já é assunto morto e enterrado. E é melhor esquecer mesmo mais essa refilmagem absolutamente desnecessária, que apenas marca mais um tropeço na carreira de Josh Brolin e confirma que Spike Lee perdeu mesmo a mão como cineasta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário