quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dias Vienenses


Como alguns podem ter notado (ou não), eu não postei nada no blog durante o mês de maio. Isso porque passei esse mês em uma imersão completa na língua italiana e na minha cidade preferida em todo o mundo: a estonteante, histórica e mítica Firenze – Florença, aqui para nós. Aliás, uma coisa que eu nunca entendi direito é essa coisa de traduzir o nome de algumas cidades estrangeiras. Como foi que Firenze virou Florença? Mas digressiono, voltemos ao que interessa.

Minha vida andava sem direção, com trabalhos que não iam bem e amores que iam piores ainda. Desde o ano passado, pensava em fazer esse curso e passar um mês estudando italiano na Itália. Não apenas para aprimorar o conhecimento do idioma, mas também para me afastar daqui, olhar tudo por um novo ângulo, me reciclar. Foi assim que, no dia 30 de abril de 2011, eu embarquei com duas malas e um caminhão de expectativas rumo a Firenze.

Como eu tinha o mês livre, tive a ideia de aproveitar que já estava na Europa e fazer, ainda, um pouquinho de turismo. Para onde seguir? Olhando o mapa da Itália e da Europa, comecei a pesquisar quais cidades poderiam ser alcançadas de trem a partir da Toscana. Primeiro, cogitei Munique; mas não queria ir à Alemanha e conhecer apenas uma cidade. Meus planos para o país eram mais abrangentes e eu tinha poucos dias sobrando. Acabei optando por Viena, capital da Áustria. Confesso que a lembrança do romântico Antes do Amanhecer teve um peso considerável na minha escolha. Quem sabe também eu encontraria um belo e misterioso estranho no trem? Não foi o que aconteceu, mas valeu a intenção.

Minhas quatro semanas fiorentinas renderam, e como. Cultura, diversão, amores, de tudo um pouco. Aliás, de tudo muito. Mas por enquanto não posso falar sobre elas aqui, já que pretendo explorar o assunto em um projeto literário – claro que, se o livro não vingar, daqui a um tempo terei que falar sobre isso aqui no blog mesmo. Mas torçam por mim, eu acho que mereço um espacinho nas prateleiras das livrarias.

Quanto aos meus dias vienenses... A respeito desses vamos falar aqui e agora. Na noite do dia 27 de maio de 2011, deixei Firenze rumo a Viena no Euronight das 21h50. Aguardem o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário