domingo, 5 de junho de 2011

Os Austríacos

Os austríacos provavelmente são as pessoas mais sérias do mundo. Coisa rara ver algum que não seja carrancudo, mesmo dentre aqueles que lidam com atividades turísticas. Não é que sejam antipáticos ou pedantes; pelo contrário, são pessoas educadíssimas e gentis, mas eles simplesmente desconhecem o que é um sorriso. Seja a qual for a situação, eles parecem inabaláveis em suas boas maneiras. Um exemplo: a expressão com a qual o garçom traz o cardápio é exatamente a mesma com a qual ele agradece a gorjeta.

Eles são tão confiantes em seu modelo de educação e civilidade que o metrô deles não tem sequer uma catraca (ao contrário do londrino, onde tem catraca para entrar e para sair). Você mesmo compra seu bilhete, escolhe por quantos dias e ninguém te pergunta mais nada. E não foi um acaso fortuito, já que eu andei bastante de metrô durante três dias inteiros sem que ninguém me pedisse para ver o bilhete uma vez sequer.


A língua deles é o alemão, mas você se vira bem por lá (ao menos em Viena) se souber inglês. Também não é raro encontrar alguns falantes de italiano, inclusive muitos cardápios vem escritos em alemão, inglês e italiano. Também facilita o fato deles sempre colocarem uma foto do prato. Sobre comida e bebida, falaremos mais adiante, por enquanto deixo registrado o momento da primeira cerva bebida em domínios austríacos – que foi uma cerveja alemã, a Beck’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário