sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Entrando na fábrica de sonhos – Um dia na Cinecittà

A entrada principal da Cinecittà

O estúdio de cinema Cinecittà há mais de setenta anos povoa o imaginário não só dos italianos, mas de todos os amantes da sétima arte. Tudo se inicia em 1937, após um terrível incêndio que destrói um antigo estúdio de cinema em Roma. Naquele local, das cinzas, nasce o ambicioso sonho de construir o maior estúdio de toda a Europa, projeto do qual são encarregados o engenheiro Carlo Roncoroni e o arquiteto Gino Peressutti. Mas é somente no pós-guerra que a “cidade do cinema” começa a atingir seu verdadeiro ápice. Cineastas e estrelas de todo o mundo, inclusive de Hollywood, trazem suas produções para a Itália, como é o caso da Cleópatra de Joseph L. Mankiewicz e do premiado Ben-Hur de William Wyler.

Nos anos 70, o estúdio ganha ainda mais prestígio graças às obras-primas de grandes cineastas italianos, como Federico Fellini, Luchino Visconti, Pier Paolo Pasolini e Ettore Scola. Agora esse mítico espaço está ao alcance do visitante comum: desde abril de 2011, a exposição Cinecittà Si Mostra possibilita ao público não somente entrar em um grande estúdio, mas mergulhar no passado glorioso dessa fábrica de sonhos e magia. O que começou como uma mostra temporária, que deveria ter se encerrado alguns meses depois, continua até hoje em atividade graças à afluência incessante de pessoas de todo o mundo.

 O cartaz da mostra

A exposição percorre a longa trajetória da Cinecittà, com fotos, documentos e depoimentos dos mais célebres atores, diretores e produtores que lá rodaram seus filmes. É possível ver inúmeros objetos de cena famosos, como uma carruagem usada por Luchino Visconti ou uma exótica capa de montaria usada por Fellini em seu Casanova. Logo na entrada, o visitante é recepcionado por uma imensa cabeça que sai da terra. Não é mera coincidência sentir-se em um filme de Fellini, já que se trata de uma imagem de Satyricon. Também são muitos os objetos usados em Cleópatra, incluindo o trono da rainha do Egito e figurinos originais usados por Elizabeth Taylor e Richard Burton.

Objeto de cena do filme Ludwig, de Luchino Visconti

Objeto de cena do Casanova de Federico Fellini

No setor denominado Backstage, além de percorrer os 75 anos de história do estúdio, o visitante ainda faz uma viagem pelas principais fases de uma produção cinematográfica, com setores dedicados a desvendar e explicar os segredos por trás da direção, do roteiro, do som, dos figurinos e dos efeitos especiais. Especialmente encantadoras são as salas onde estão expostos figurinos e acessórios de diversas épocas, que vão desde os usados por Marcello Mastroianni e Giulietta Masina em Ginger e Fred ao vestidão vermelho usado por Monica Bellucci há não tanto tempo assim em Irmãos Grimm.

Figurinos diversos, tendo ao centro o vestido usado por Monica Bellucci  

Além da mostra, a Cinecittà ainda oferece visitas guiadas, nas quais um funcionário do estúdio guia o grupo por alguns sets de filmagem. Foram refeitos especialmente para os visitantes as ruas do início do século XX usadas por Martin Scorsese em Gangues de Nova York e a grandiosa Roma dos tempos antigos exibida no seriado Roma, da HBO, além de um cenário que recria a Firenze mostrada em The Borgias (mais especificamente, o cenário da execução do frei Savonarola). É uma experiência realmente vibrante para quem aprecia a sétima arte poder passear em meio a cenários vistos antes no cinema ou na TV e constatar como são realmente imponentes de perto.

A funcionária do estúdio (à esquerda) tira todas as dúvidas dos visitantes 

A mostra funciona diariamente, com exceção das quartas-feiras, das 9h30 às 17h30 (os ingressos são vendidos até as 16h30). O bilhete inteiro só para a mostra custa 11,50 Euros, chegando a 20 no caso de inclusão da visita guiada, que acontece nos seguintes horários: 10h, 11h30, 13h, 14h, 15h30 e 16h30. Chegar lá é extremamente fácil, basta pegar a linha A do metrô e descer na própria estação Cinecittà, que fica bem em frente ao estúdio.

Confiram abaixo alguns outros registros fotográficos desse dia muito especial:

A cabeça gigante de Satyricon já causa impressão logo na chegada

Na foto maior, Federico Fellini com sua Giulietta Masina e o Oscar

Alguns objetos de cena do filme Cleópatra...

... e os figurinos usados por Elizabeth Taylor e Richard Burton

Figurinos usados por Giulietta Masina e Marcello Mastroianni em Ginger e Fred

Olha eu aqui tirando onda no cenário usado por Martin Scorsese em Gangues de Nova York

Desvendando a ilusão

Cenário do seriado Roma

Cenário usado para as cenas da morte de Savonarola em The Borgias

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, e assim como você eu gosto da trilogia de Richard Linklater, Julie Delphy, Ethan Hawke. E saiu do Festival de Sundance novos fotos sobre o novo filme "Before Midnight" que será lançado esse ano. Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir