sábado, 27 de dezembro de 2008

10+ e 10-


Fim de ano é época de um balanço de tudo que foi visto ao longo de doze meses. 2008 foi um bom ano para o cinema, tanto brasileiro como internacional. Foi o ano de seqüências arrasa-quarteirões, mas também houve espaço para a singeleza e sensibilidade. Foi o ano em que os Coen chegaram ao Oscar, Indiana Jones interrompeu um descanso de duas décadas e o Coringa conquistou as telas após a partida de seu intérprete.

Em um ano movimentado como esse, fica ainda mais difícil elaborar a famosa lista dos 10+ e 10-. Sempre lembrando que trata-se de uma visão particular minha, nenhum julgamento definitivo sobre os filmes aqui relacionados. A lista de 10-, em especial, costuma ser mais uma relação de decepções do que propriamente uma lista de "piores", já que alguns filmes declaradamente pavorosos eu nem chego a assistir.

Sem mais delongas, esses são os vinte longas que chamaram mais minha atenção - no bom e no mau sentido - em 2008:

10+

1 – Batman – O Cavaleiro das Trevas
2 – Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
3 – Estômago
4 – Feliz Natal
5 – O Menino do Pijama Listrado
6 – Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
7 – O Sonho de Cassandra
8 – Onde os Fracos Não Têm Vez
9 – Senhores do Crime
10 – Romance

10-

1 – Awake – A Vida por um Fio
2 – Maldita Sorte
3 – A Mulher do Meu Amigo
4 – A Força da Amizade
5 – Atos que Desafiam a Morte
6 – Pecados Inocentes
7 – A Lista – Você Está Livre Hoje?
8 – Corrida Mortal
9 – O Procurado
10 – Mandela – Luta pela Liberdade

4 comentários:

  1. Bacana. Fiz a minha lista no meu blog, confere lá depois!

    ResponderExcluir
  2. A lista de melhores está ótima, ainda que não tenha visto "Feliz Natal" e "O Menino do Pijama Listrado" ainda. Entre os piores, imagino que esse "Awake" deva ser péssimo mesmo... Abs!

    ResponderExcluir
  3. Boas, boas listas. Concordo com vários filmes. Só acho O Procurado bacana demais!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo. Concordo com tua lista!

    Parabéns pelo blog. Gostei bastante. Estarei acompanhando.

    ResponderExcluir