segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Não Me Abandone Jamais – o livro

Algumas pessoas não veem muito sentido em leituras suplementares; ou seja, ler determinado livro depois de já ter visto o filme. Ou vice-versa. Nunca entendi muito bem esse tipo de pensamento, afinal de contas se conhecer o desfecho de alguma coisa atrapalhasse o prazer de conhecê-la em outro formato, isso invalidaria assistir a qualquer montagem de Shakespeare, por exemplo. Em todo caso, há muito tempo que o livro no qual foi baseado o filme Não Me Abandone Jamais está na minha lista de pendências. Pendência que consegui eliminar nesse finzinho de 2011 e que se revelou uma agradabilíssima experiência.

Embora o diretor Mark Romanek e o roteirista Alex Garland tenham sido bastante fiéis ao livro do japonês Kazuo Ishiguro, a leitura do original oferece toda uma nova coleção de nuances que não podem ser totalmente apreendidas somente assistindo ao (bom) filme. São duas obras bem parecidas, é verdade, mas, ainda assim, complementares. Creiam-me, mesmo já conhecendo de antemão a chocante condição dos personagens principais, é muito difícil não se emocionar ao reviver a história de Kathy, Tommy e Ruth.

A trama acompanha esses três personagens, criados em um idílico internato no interior da Inglaterra e suas primeiras descobertas sobre amizade, desejo, competição e, principalmente, acerca do inflexível destino já traçado para cada um deles. Com uma narrativa engenhosa, que revela tanto para o leitor como para os próprios personagens em doses homeopáticas a verdade duvidosa escondida por trás daquela vida aparentemente perfeita, trata-se de um livro que prende a atenção do leitor desde a primeira e enigmática página até o desfecho comovente.

Vale muito a pena ler, tendo visto ou não o filme. Fica a dica.

2 comentários:

  1. É um filme maravilhoso! Estou ansiosa para ler o livro, acho que você escreve muito bem!
    Beijos.

    ResponderExcluir