terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Invenção de Hugo Cabret - o livro


Quem se encantou com o filme de Martin Scorsese pode complementar a experiência com essa beleza de livro escrito por Brian Selznick, lançado aqui no Brasil pela SM Edições. Mesmo as pessoas que não veem muito objetivo em ler um livro depois de já ter visto sua adaptação cinematográfica – não é o meu caso – poderão se surpreender com este aqui. A Invenção de Hugo Cabret, o livro, já foi concebido no papel como um produto cinematográfico. O texto é entremeado por páginas e páginas de imagens que vão muito além da ilustração decorativa, criando uma linguagem híbrida bastante rica. Algumas séries de desenhos, por exemplo, avançam a perspectiva a cada página, criando um originalíssimo efeito de zoom.

A metalinguagem também se faz presente, já que o livro é dividido em duas partes, anunciando já em sua diagramação quando a história do menininho órfão que vive na estação de trem ficará em segundo plano para que o personagem até então conhecido como tio Georges entre em evidência para que se conheça o misterioso passado que ele deseja renegar. E é justamente nessa segunda parte de uma mesma história que tudo ganha um sentido mais amplo e as diversas citações cinematográficas realmente se conectam à trama, ganhando, assim, um sentido mais profundo. Outras descrições são ainda mais diretas em sua evocação da sétima arte, como este trecho inicial:

“Antes de virar a página, quero que você se imagine sentado no escuro, como no início de um filme. Na tela, o sol logo vai nascer, e você será levado em zoom até uma estação de trem no meio da cidade. Atravessará correndo as portas de um saguão lotado. Vai avistar um menino no meio da multidão e ele começará a se mover pela estação. Siga-o, porque este é Hugo Cabret. Está cheio de segredos na cabeça, esperando que sua história comece.”

Mas o livro não é válido somente por seu formato interessante e sua belíssima apresentação. A Invenção de Hugo Cabret é um livro que pode até ser categorizado como literatura juvenil, mas sem que isso esteja associado a nada de simplório em termos intelectuais. Qualquer caráter que ele possa ter de didático está tão brilhantemente inserido em sua trama que sua leitura não somente esclarece e aguça a curiosidade de quem não está familiarizado com os assuntos mencionados como também enriquece a mente de quem está apto a reconhecer suas citações, referências e homenagens diversas.

É, ainda, um complemento necessário ao filme, já que detalha melhor várias passagens que são apenas mencionadas em sua versão para a telona. Somente através de sua leitura, pode-se ter uma noção exata da relação de Hugo com o pai e de como o autômato entrou na vida de ambos, por exemplo. Percebe-se, ainda, que Martin Scorsese, embora tenha realizado um filme bastante fiel em linhas gerais, abriu sua própria perspectiva sobre os personagens – e não poderia ser diferente, já que toda boa adaptação doa um pouco de seu realizador para o produto. Alguns personagens que são mais mencionados do que participantes da ação no livro ganham nova amplitude no filme, como é o caso do agente da estação, enquanto outros que são bastante expressivos no original foram sumariamente eliminados na transposição para o cinema, como é o caso de Etienne.

Outra boa notícia está no fato dos exemplares terem chegado às livrarias com um preço bastante acessível, coisa rara quando se trata de um livro ilustrado (o preço de tabela é R$42,00, mas, como algumas livrarias fazem ofertas em seus sites, é possível encontrá-lo até por menos).

Confiram abaixo algumas ilustrações do livro:





Para ler sobre o filme A Invenção de Hugo Cabret, clique aqui. 

3 comentários:

  1. Comprei por $29,90 no Submarino. Acho que ainda tá em promoção!

    ResponderExcluir
  2. Estou sem acreditar até agora, comprei o livro por 12,95 numa super promoção de livros em um supermercado próximo de onde eu moro. Confesso que até agora estou encantada com minha aquisição..excelente qualidade! Desenhos incríveis!

    ResponderExcluir