quarta-feira, 14 de abril de 2010

Caçador de Recompensas


Certos filmes são para serem levados a sério: filmes que emocionam, surpreendem, fazem pensar, derrubam preconceitos ou até mesmo chocam a plateia. Outros, não. Certos filmes não tem pretensão nenhuma além de dar ao espectador uma hora e meia de distração. Nesses casos, a trama não costuma ser nada de muito original nem elaborada e o desfecho é meio evidente desde o princípio. E o que faz o sucesso desses filmes geralmente tem a ver com a boa escolha de seus protagonistas. Assim é Caçador de Recompensas, que mantém o interesse graças às faíscas que brotam de Gerard Butler e Jennifer Aniston.

Butler é Milo Boyd, ex-policial que agora desempenha a função de caçador de recompensas, ou seja, correr atrás de pessoas que violaram a condicional e levá-las de volta para as autoridades. Milo diz para si mesmo que é um cara de sorte, divorciado e sem patrão, dono de seu próprio nariz, mas é evidente para todos que o conhecem que ele já teve dias melhores. Jennifer é sua ex-mulher, a ambiciosa repórter investigativa Nicole Hurly, que está sendo processada por causa de uma colisão no trânsito. Nicole não comparece à audiência para correr atrás de um furo de reportagem e é considerada fugitiva, dando a Milo a oportunidade rara de caçar, algemar e meter na cadeia sua antiga cara-metade.

O filme inicia como uma comédia leve, pautado pela sempre popular temática da guerra dos sexos. Gerard Butler e Jennifer Aniston são explosivos como casal – dizem, inclusive, que a coisa já extrapolou os limites da ficção –, mas são melhores ainda nas cenas em que se antagonizam. Butler, sempre à vontade em personagens que exploram seu bom humor e seu charme meio cafajeste, faz parecer quase desejável ser perseguida por ele. E Jennifer, embora continue repetindo os trejeitos da Rachel de Friends, é inegavelmente simpática dentro dessa sua linha única de atuação. Assim, amparados por uma boa direção, alguns diálogos espertos e cenas com apelo humorístico, a dupla faz com que o filme caminhe com leveza.

Em sua segunda metade, o longa resvala mais para o thriller de ação e, surpreendentemente, até que a coisa não desanda. Caçador de Recompensas consegue transitar bem entre o romance, o deboche e algumas doses de adrenalina, apesar de certos exageros (gente, o que é a mãe da Nicole?). A montagem eficiente ajuda a dar bom andamento à história. O diretor Andy Tennant (de Hitch – O Conselheiro Amoroso) realizou um filme, no geral, competente. Uma inesperada boa pedida, ainda mais considerando que o último filme dele foi o insosso Um Amor de Tesouro. E isso deixa claro de uma vez a diferença que faz para um filme uma escalação de elenco acertada.

Sexta nos cinemas.

Um comentário:

  1. Gosto tanto de Aniston quanto do Butler, por isso devo conferir este filme hoje ou amanhã!

    ResponderExcluir