terça-feira, 23 de julho de 2013

Arte italiana no Rio

A cópia da Pietà

Dentro da programação Jornada Mundial da Juventude há pelo menos um evento capaz de agradar a todos os credos: trata-se da exposição A Herança do Sagrado, que traz ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) mais de cem obras vindas de diversos museus italianos, como a Pinacoteca e a Biblioteca do Vaticano, a Galleria Borghese e os Museus Capitolinos de Roma, o Museu Capodimonte de Napoli e a Galleria Palatina de Firenze, dentre outros. 

A mostra apresenta pinturas, esculturas, joias e relíquias divididas em quatro módulos temáticos: episódios da vida de Cristo, vocação dos apóstolos Pedro e Paulo, a Virgem Maria e vida dos santos. Alguns destaques são a Resurrezione de Tiziano e também a primeira representação conhecida do rosto de Cristo, obra de autor desconhecido cuja confecção é estimada entre os séculos III e V. Houve, ainda, uma preocupação em trazer obras que tivessem correlação com o Rio de Janeiro, como o São Sebastião de Guido Reni ou o relicário que abrigaria restos mortais do crânio do padroeiro da cidade.

Em primeiro plano o São Sebastião de Guido Reni e, à direita, o São Januario atribuído ao Caravaggio

Vale lembrar que algumas atrações são cópias ou atribuídas a seus autores, como é o caso das duas pinturas de Caravaggio presentes – quem já viu de perto trabalhos mais conhecidos de Michelangelo Merisi tem até dificuldade em reconhecer estas como sendo da mesma autoria. Também a bela Pietà que reina soberana em uma das salas é cópia da célebre escultura de Michelangelo Buonarroti que se encontra na Basilica di San Pietro (esta feita em 1975 para substituir a original durante sua restauração após um ataque de vandalismo). Feitas essas ressalvas, A Herança do Sagrado é uma bela exposição, que pode dar ao espectador uma breve ideia dos incontáveis tesouros presentes nos museus italianos.

O MNBA também tem seu acervo permanente e no momento ainda conta com uma interessante exposição com oratórios artesanais mineiros. Por fim, uma dica para quem é residente no Rio de Janeiro: esperem acabar a JMJ para visitar o museu com mais tranquilidade, já que a mostra segue até o dia 13 de outubro. O MNBA fica na Avenida Rio Branco 199 e funciona de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é franca.

Cristo e l'Adultera, de Lorenzo Lotto

Ressurrezione, de Tiziano

Ao centro, o lindo relicário feito por Lorenzo Bernini

A primeira representação artística do rosto de Cristo

Uma das madonas do renascentista Bernardino di Betti, conhecido como Pinturicchio

Detalhe do São Sebastião de Guido Reni

O exótico relicário em forma de braço é de Lorenzo Ghiberti, o mesmo das portas douradas do Batistério de Firenze

Nenhum comentário:

Postar um comentário