quarta-feira, 17 de julho de 2013

Tese Sobre um Homicídio


Roberto Bermúdez é um brilhante advogado criminal que dá aulas em uma faculdade de Direito. Ele defende a tese de que um crime é revelado por meio de pequenos detalhes. Entre seus alunos está Gonzalo, filho de um amigo seu que sustenta a ideia de que as leis são concebidas para proteger os poderosos e não para promover a justiça. Quando uma jovem é brutalmente assassinada a poucos passos da faculdade, Roberto é um dos primeiros a chegar à cena do crime e passa a analisar cada detalhe, logo compreendendo que o crime é uma provocação e um desafio a seu intelecto.

A clássica trama do criminoso que quer provar que possui uma inteligência superior e é perfeitamente capaz de sair impune de um crime, ao mesmo tempo em que desafia intelectualmente um oponente que admira. Pensou em Festim Diabólico? Tese Sobre um Homicídio parte mais ou menos dessa linha de argumento, porém sem o confinamento espacial e a suposta ausência de cortes, que, no final das contas, foram os elementos que de fato tornaram tão célebre o longa de Alfred Hitchcock.

Já este filme do diretor Hernán Golfrid, embora não reinvente a roda, também tem os seus atrativos. O principal deles, obviamente, é ter Ricardo Darín como protagonista. Darín chegou a um patamar em que chega ser redundante discorrer sobre seu carisma e talento. É sempre um prazer vê-lo em cena, e ponto. Alberto Amman (de Lope) faz um contraponto interessante com seu jeito cínico e também a atmosfera de uma Buenos Aires noir é muito bem concebida, conferindo ao longa um toque de mistério e elegância. Está certo que as motivações do assassino poderiam ser mais aprofundadas e que o roteiro pesa a mão diversas vezes, fazendo com que o protagonista tenha insightsque beiram a mediunidade (como na cena da farmácia), mas, por outro lado, a trama consegue fugir do óbvio ao encher Roberto de ambiguidades morais e manias conspiratórias que deixam o espectador sempre meio em dúvida quanto à veracidade de suas certezas.


O cinema argentino, mesmo quando não é brilhante, mantém um padrão de qualidade muito acima da média. Tese Sobre um Homicídio não é um filme que transcende o gênero policial, como O Segredo dos Seus Olhos, mas, de um modo geral, é um thriller eficiente. O filme entra em cartaz somente no dia 26, mas tem pré-estreias em várias cidades já a partir desta sexta. 

Um comentário:

  1. Eu gostei e fui principalmente pelo ator, porém o final do filme é intrigante e me deixou com uma incógnita.

    ResponderExcluir