quinta-feira, 4 de julho de 2013

Destaques do primeiro semestre

Esse ano, em vez de listar os dez filmes mais interessantes do ano, o A&S resolveu destacar cinco por semestre. Seguem os eleitos:

1 - Antes da Meia-Noite (Before Midnight)


De nove em nove anos nos reencontramos com eles: Jesse e Celine, o casal mais verdadeiro das telas de cinema. Eles se conheceram em um trem, passaram uma noite juntos em Viena, ficaram quase uma década sem se ver, ele escreveu um livro, ela compôs uma valsa, ela foi atrás, eles discutiram a relação, ele perdeu o avião... agora o espectador vê o resultado desse amor possível, complicado e cheio de altos e baixos. Emoção em estado puro através de um filme que não poderia ser mais simples em termos de produção.

2 - Cesar Deve Morrer (Cesare Deve Morire)


Este fabuloso docudrama dos irmãos Vittorio e Paolo Taviani se desenrola durante os ensaios para uma montagem de Julio Cesar, de Shakespeare. Inusitadas são as circunstâncias, já que o cenário é uma prisão de segurança máxima nos arredores de Roma e o elenco é formado por detentos de alta periculosidade. Com situações encenadas e personagens e locações reais, o filme encanta justamente porque parte de um argumento simples para fazer uma reflexão interessante sobre o poder transformador e/ou ilusório da arte e, de quebra, ainda confirma a impressionante atualidade das palavras do bardo, que se aproximam do universo dos detentos. Assim, o grande general romano se assemelha mais a um chefão da Camorra do que a um personagem histórico e as conspirações do senado romano soam como uma vendetta mafiosa. 

3 - A Caça (Jagten)


Pungente e bastante incômodo, o longa de Thomas Vinterberg se debruça sobre o outro lado da uma sociedade que busca a todo custo proteger a inocência de suas crianças, ou seja, quando uma acusação injusta e infundada atinge um homem inocente. Com certeza a pedofilia é uma das grandes feridas da sociedade e deve ser combatida com todas as forças, mas o que acontece quando isso se transforma em uma caça às bruxas cega e uma mera acusação sem maiores fundamentos se transforma numa condenação mais pesada do que uma condenação legal?  

4 - Django Livre (Django Unchained)


Nem só os filmes-cabeça brilharam no circuito neste primeiro semestre. Django Livre é um caldeirão de aventura, bom humor, sangue e suor. Uma mistura bem dosada de cinemão e irreverência, capitaneada pelo enfant terrible Quentin Tarantino e com marcantes atuações de Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio e Jamie Foxx e Samuel L. Jackson. Tarantino não entregava um produto tão delicioso assim desde Pulp Fiction. 

5- As Sessões (The Sessions)


Partindo de uma história real, o filme narra as desventuras do poeta e escritor Mark O’Brien, que, devido às sequelas de uma poliomielite contraída na infância, possuía mobilidade somente do pescoço para cima. Aos 38 anos, Mark começa a tomar consciência da sua sexualidade reprimida e, ajudado por uma inusitada terapeuta, inicia um processo de autodescoberta que lhe exigirá uma boa dose de coragem.  Um ótimo filme de atores, que projeta otimismo e vontade de viver sem nenhum ranço de pieguice, moralismo ou paternalismo hipócrita. 

4 comentários:

  1. Erika, cadê “Stoker”?

    Em breve montarei a minha lista dos melhores filmes do primeiro semestre, ainda há muita coisa que sinto a necessidade de assistir durante os próximos dias. Acredito que não conseguirei assistir a “Antes da Meia-Noite” nos cinemas – se não estou enganado, talvez ele já tenha saído de cartaz em Sampa. Já o “Cesar Deve Morrer” eu tenho curiosidade de assistir desde o instante que você o elogiou com entusiasmo. Sem dizer que o fato do filme ser dirigido com presidiários é no mínimo inusitado. “As Sessões” eu tenho certeza de que vai estar em uma boa posição no meu ranking 2013, pois é um dos mais belos filmes do ano. Não vejo a hora de ser lançado em homevideo para tentar comprá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Alex,

    Conforme-se... Se eu fosse fazer uma lista com 10, Stoker já não entraria... Não que o filme seja ruim, pavoroso, mas não consigo ver isso tudo. Quanto ao perfeito Antes da Meia-Noite, aqui no Rio ele ainda está em cartaz.

    ResponderExcluir
  3. O "Stoker" foi uma brincadeira, a sua heresia quanto ao filme já é conhecida, risos. Vi aqui que "Antes da Meia-Noite" permanece em cartaz em algumas salas. Vamos ver se no próximo final de semana consigo assisti-lo.

    ResponderExcluir