segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Por Dentro da Bohemia


Com esse calor que tem feito no Rio, muita gente opta por subir a serra em busca de temperaturas mais amenas. Quem escolher a cidade de Petrópolis pode contar com um atrativo a mais: desde maio de 2012, é possível visitar a antiga fábrica da Cervejaria Bohemia no centro da cidade. A empresa que posteriormente se transformaria na atual Bohemia foi fundada em 1853 pelo alemão Henrique Kremer e, por ser a primeira cerveja pilsen fabricada no Brasil, foi logo apelidada pela família real de “ouro líquido”. Embora a Bohemia atualmente pertença à Ambev, a fábrica original de Petrópolis foi reativada em 2011 e voltou a produzir em escala reduzida, em sua maioria as chamadas cervejas premium.

O visitante inicia o tour pelo Memorial da Cerveja, um interessantíssimo museu interativo dedicado a contar a evolução da loura gelada desde a antiguidade aos dias de hoje, incluindo uma detalhada cronologia do precioso líquido aqui em terra brasilis. Após passar pelo museu, é a vez de visitar as antigas instalações da fábrica. Os simpáticos funcionários explicam detalhadamente todo o processo de confecção da cerveja e o passeio – que leva no total de duas a três horas – termina, como não poderia deixar de ser, com a degustação da mesma. Há uma primeira oferta ao fim do processo com a Bohemia tradicional e, posteriormente, uma degustação com uma das cervejas especiais, que mudam conforme o dia (no caso da nossa visita, foi a ótima Bohemia Confraria).


A Bohemia oferece, ainda, outro mimo: ao comprar o ingresso, o visitante recebe uma pulseira de identificação que pode cadastrar com seu e-mail em terminais na entrada do prédio. Através desse cadastro, ao longo do tour é possível enviar para o próprio e-mail algumas imagens, como um brasão personalizado ou fotos em cenários virtuais. O complexo inclui, ainda, um bar, um restaurante e uma lojinha onde é possível adquirir copos, brindes e, claro, cervejas – incluindo variantes especiais da marca que não se encontram nos supermercados –, sejam elas em temperatura natural ou geladas para consumo imediato.


É uma bela opção de passeio para quem aprecia não somente cerveja, mas também história. A Cervejaria Bohemia fica na Rua Alfredo Pachá, 166 (pertinho do Palácio de Cristal) e o tour funciona de quarta a domingo a partir das 11h, se encerrando às 18h de quarta a sexta e às 20h nos finais de semana. Cabe lembrar que a bilheteria fecha sempre duas horas antes do horário de encerramento. O ingresso custa R$ 19,50. Moradores de Petrópolis e maiores de 60 anos pagam R$ 9,50. Já menores de idade não pagam, mas só podem entrar acompanhados dos responsáveis e obviamente não podem degustar a cerveja. 

O movimento é intenso desde o horário de abertura da bilheteria

A história da atual loura gelada vem da antiguidade

No setor medieval, o visitante pode brincar de criar um brasão para sua própria taberna

A história da Bohemia se confunde com a história da cerveja no Brasil


Nesta etapa, é possível provar os diferentes tipos de grãos

A funcionária explica uma parte do processo de confecção da cerveja

Vamos ao que interessa: é hora de degustar!

Bohemia na fonte: a torneirinha com o líquido tradicional fica ao fim da explicação do processo

Fim da visita

Nenhum comentário:

Postar um comentário