quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Martin Scorsese filma Dennis Lehane

Guardem este título: Shutter Island. Com previsão de estréia aqui no Brasil para outubro de 2009, o longa deve ser ansiosamente aguardado não apenas por ser o novo trabalho de Martin Scorsese - o que, por si só, já é motivo para ficar de olho em um filme -, mas também por ser baseado em um livro escrito pelo sensacional Dennis Lehane (foto). Considerado o melhor romancista policial da atualidade, este americano de 45 anos já forneceu material para dois excelentes filmes anteriormente: Sobre Meninos e Lobos, que virou um filmaço mas mãos experientes de Clint Eastwood; e Gone, Baby, Gone, que transformou o decadente ator Ben Affleck num cineasta de primeiríssima linha com Medo da Verdade.

Shutter Island (o livro aqui se chama Paciente 67) é protagonizado pelos xerifes Teddy Daniels e Chuck Aule, que vão à ilha do título investigar a fuga de uma interna do hospital psiquiátrico que ocupa toda a região. Rachel Solando, assassina condenada, escapou de uma cela muito bem vigiada sem deixar nenhum vestígio, como se tivesse simplesmente evaporado no ar. Os funcionários da instituição não parecem nada dispostos a colaborar na investigação e suas declarações são pouco confiáveis. Seriam verdadeiros os boatos de que o hospital pratica um exercício pouco ético da psiquiatria? Para os que conhecem a literatura de Lehane, vale lembrar que Shutter Island e Sobre Meninos e Lobos são as duas únicas tramas do autor não protagonizadas pela dupla de detetives Patrick Kenzie e Angie Gennaro.

O elenco estrelado traz Leonardo DiCaprio (o que não chega a ser uma novidade), Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Max von Sydow, Michelle Williams e Jackie Earle Haley. Agora é segurar a ansiedade para conferir o resultado dessa parceria entre o grande expoente do romance policial e o genial cineasta. Em comum, os dois têm o gosto por tramas cheias de adrenalina e os personagens violentos e complexos.

3 comentários:

  1. Só falta o roteiro ser do Paul Schrader, aí está completa a festa.

    E o Dennis Lehane segue muito as trilhas de Raymond Chandler.

    ResponderExcluir
  2. Pedro,

    O roteirista é o Steven Knight, cujo trabalho anterior foi o ótimo Senhores do Crime.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ah, mas tá bom, Senhores do Crime é bom demais!

    ResponderExcluir