sexta-feira, 12 de junho de 2009

Michel Melamed volta aos palcos cariocas


Durante três semanas, o diretor, ator, autor, poeta, músico, apresentador, enfim, homem das mil faces Michel Melamed apresenta no Teatro SESC Ginástico os três espetáculos que compõem seu projeto Trilogia Brasileira: Regurgitofagia, Anti-Dinheiro Grátis e Homemúsica. Embora nenhum dos três espetáculos seja inédito, é a primeira vez que eles são encenados em sequência.

Regurgitofagia, apresentada no Rio de Janeiro há cinco anos, virou um livro repleto de monólogos filosóficos, modernos e engraçados que a maioria dos estudantes de teatro carrega debaixo do braço (o meu eu não carrego muito porque é autografado). O espetáculo propõe uma releitura da antropofagia oswaldiana e ficou famoso pelo aparelho denominado pau-de-arara que, ligado ao corpo de Melamed, transforma reações sonoras do público (palmas, risadas, etc.) em descargas elétricas.

Fui ontem à estréia de Regurgitofagia e pude constatar o quanto o público carioca estava receptivo. Muita gente, como eu, queria rever a peça depois de tantos anos; outros certamente leram o livro ou conhecem os trabalhos posteriores e queriam conferir o início da trilogia. O fato é que os 500 lugares do SESC Ginástico não foram suficientes e a produção espalhou inúmeras cadeiras soltas para acomodar o público. Eu estive na bilheteria à tarde e, mesmo assim, tive que me contentar com uma fila N. Mas isso só dá a medida do quanto o espetáculo é bom, visto que eu estava pessimamente acomodada (ainda tive o azar de sentar atrás de um cara alto), vendo a peça pela segunda vez e, ainda assim, fiquei tão fascinada quanto da primeira vez. Talvez até mais, já que tem um gostinho especial quando você já conhece vários trechos, como o famoso “casa comigo que eu te faço a pessoa mais feliz do mundo” ou “tudo na vida deveria se chamar pulover”. Outro ponto alto foi quando uma moça na platéia quis verificar se o aparelho dava choque mesmo.

Quem quiser conferir, tem que se apressar. Regurgitofagia vai só até domingo. Semana que vem é a vez de Anti-Dinheiro Grátis. Considerando que o espetáculo antes chamava-se simplesmente Dinheiro Grátis, podemos esperar alguma novidade daí. A peça ironiza a relação das pessoas com o dinheiro, ao propor a seguinte inversão: se o ser humano cada vez mais é tratado como mercadoria, na peça o dinheiro será tratado como gente. Entre outras provocações, o público é convidado a colaborar com seu próprio dinheiro para que o show continue. Fechando a trilogia, teremos Homemúsica, espetáculo mais recente, apresentado no CCBB em 2007. Nele Michel Melamed transforma-se em Helicóptero, um sujeito com um estranho poder: cada parte do seu corpo emite o som de um instrumento musical. Vale lembrar que em todos os espetáculos a participação da platéia é bem-vinda.

11 a 14/6 – Regurgitofagia
18 a 21/6 - Anti-Dinheiro Grátis
25 a 28/6 - Homemúsica

Teatro SESC Ginástico
Av. Graça Aranha, 187 – Centro – Telefone: (21) 2279-4027
Sempre às 19h. Ingressos a R$ 20 por espetáculo (meia-entrada R$10), R$30 (pacote dos três) e R$5 para comerciários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário