segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Big Will no Universo Adolescente


É, no mínimo, curioso que hoje em dia William Shakespeare seja reverenciado como autor erudito e “difícil”, já que suas peças teatrais foram fortemente calcadas em raízes populares. Suas comédias celebram o amor, as festas, a amizade, a beleza, a Natureza, enfim, a alegria de viver. Suas tragédias exalam fúria, vingança, ciúme, inveja. Ou seja, sentimentos que habitam ou algum dia já habitaram o peito de cada ser humano. Outra característica inovadora foi o destaque dado por Shakespeare às personagens femininas, que antes dele não tinham características como sarcasmo e inteligência – e um excelente exemplo dessa força feminina é Catarina, a personagem-título de A Megera Domada.

A comédia romântica 10 Coisas Que Eu Odeio em Você prova o quanto o maior dramaturgo inglês continua acessível quase 400 anos depois de sua morte, ao levar a história da donzela geniosa com quem ninguém queria se casar para o universo da high school americana, transpondo as situações e personagens básicos com bastante competência. A Catarina do filme, interpretada por Julia Stiles, é uma garota anti-social e feminista que odeia fazer o que as pessoas esperam que ela faça. Já sua irmã Bianca é o protótipo da patricinha fútil e cai na conversa de qualquer galanteador. O pai das garotas bola uma maneira eficaz de manter os rapazes longe da filha mais jovem: estabelece que Bianca só poderá ter um namorado se Kat arrumar um primeiro.

Os problemas do Sr. Stratford parecem estar resolvidos, já que nenhum garoto da escola se dispõe a domar a fera. Cameron, apaixonado por Bianca, arquiteta com seu amigo Michael um plano original: pagar ao mais temido badboy da escola, Patrick (Heath Ledger em seu primeiro filme americano), para sair com Kat. Como eles não têm dinheiro, resolvem incluir na jogada Joey, outro admirador de Bianca. A idéia é que Joey fiancie a operação e Cameron se beneficie secretamente dela.


Mais do que uma releitura de A Megera Domada, o filme é impregnado de referências ao universo shakesperiano. A começar pelo sobrenome das meninas (Stratford, menção à cidade natal do dramaturgo) e de Patrick (Verona, cenário de Romeu e Julieta), sem contar que a cidade onde se passa originalmente o embate entre Catarina e Petrucchio, Pádua, neste filme vira a Padua High School. Também os poemas do bardo são citados pelo professor de literatura, o que culmina na bela cena que dá significado ao título do filme. Existe, ainda, uma personagem que é fã do autor e tem fotos dele em seu armário. Querem prova maior de que Big Will realmente é pop?

O filme, com seu roteiro redondinho e elenco simpático, prova que um produto para adolescentes não necessariamente tem que ofender a inteligência do público adulto. O curioso é que o diretor Gil Junger, que tem uma carreira bem extensa na TV, poucas vezes tenha se aventurado na telona depois disso – e nunca mais com sucesso. O grande momento, a cena inesquecível? Sem dúvida, é Heath Ledger (novinho, em começo de carreira) invadindo o campo de futebol e fazendo mil peripécias para cantar Can't Take My Eyes Off You para Julia Stiles. Uma delícia. Confiram a cena no YouTube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário