segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Antes do Amanhecer + Antes do Pôr-do-Sol


Desde que foi lançado, em 1995, o filme Antes do Amanhecer conquistou seu lugar nos corações românticos ao falar com sinceridade e despretensão do inesperado sentimento entre dois jovens desconhecidos. O americano Jesse e a francesa Cèline se conhecem em um trem. Ambos seguirão caminhos diferentes ao amanhecer, e decidem saltar em Viena e passar as horas restantes juntos. Romance, humor e até filosofia permeiam o papo dos estranhos cada vez menos estranhos, com a linda Viena a emoldurar a cena. No dia seguinte, no último instante, Cèline pede a Jesse que a encontre naquele mesmo lugar dentro de exatamente seis meses. E essa ficou sendo a grande dúvida dos fãs do filme: eles se reencontrariam? Pergunta que ficou respondida apenas nove anos depois, com Antes do Pôr-do-Sol. Só o fato do filme ter sido feito já levantava novas questões: Eles se desencontraram? Alguém furou o encontro? Quem? Por quê?

Nesta seqüência, Jesse se tornou um escritor e seu livro narra o romance dele com Cèline. Durante a turnê de lançamento, a última parada é justamente na terra natal da moça: Paris. Um repórter pergunta a ele o que teria acontecido com seus personagens, numa deliciosa brincadeira com a curiosidade dos fãs de Antes do Amanhecer. Jesse esquiva-se de uma resposta direta e diz “isso vai depender se você é um cínico ou um romântico”. É então que, no último instante, Cèline aparece na livraria diante de um estupefato Jesse prestes a embarcar num avião de volta. Ele a convida para um café e, como no encontro anterior, o tempo corre contra eles. Deja vu pouco é bobagem. Como recuperar nove anos em pouco mais de uma hora?

O grande encanto do filme é a extrema sensação de realidade. Talvez um dos motivos de tudo soar tão verdadeiro seja o fato do roteiro ter sido escrito pelo diretor Richard Linklater em conjunto com os atores Ethan Hawke e Julie Delpy. Além disso, a história se passa nove anos depois: exatamente o tempo decorrido entre um filme e outro. Essa passagem de tempo se traduz não apenas no rosto dos atores, mas também no amadurecimento de seus personagens. Eles estão diferentes: menos românticos e inocentes, deixando claro que cresceram as responsabilidades sobre seus ombros. Por outro lado, mostram que os reveses da vida não os tornaram pessoas desagradáveis. Ter personagens tão humanos na tela cria uma incrível identidade com o público, que também amadureceu na mesma proporção e pode entender exatamente o que se passa com eles. Reside aí o que talvez seja o único senão do filme: Antes do Pôr-do-Sol joga todas as fichas para seduzir seu público cativo e pode, portanto, não ser tão atraente para quem não viu Antes do Amanhecer.


O filme é rodado quase em tempo real, acompanhando a conversa do casal durante um curto passeio pelas ruas de Paris. Embora eles falem e se expliquem o tempo todo, o que mais emociona é o que fica nas entrelinhas. E isso é um grande mérito de Ethan Hawke e Julie Delpy, que transmitem o quanto um foi – e ainda é – importante para o outro desde a primeira troca de olhares. Todo mundo que já se apaixonou sabe da dificuldade de expressar em palavras o quanto um breve encontro pode ter de mágico.

Outro mérito, em ambos os filmes, é provar que verborragia não é, necessariamente, chatice. Os longas são sobrecarregados de diálogos, mas o fato dos personagens estarem sempre se deslocando e terem cenários deslumbrantes como Viena e Paris torna ambas as produções surpreendentemente dinâmicas.

Vale destacar que os dois filmes são melhor apreciados quando vistos em conjunto e na sua devida ordem cronológica. Mas não se iludam os que gostam de todas as questões respondidas preto-no-branco: mesmo sendo o segundo filme mais definitivo, o desfecho também deixa muita coisa no ar. E aí, parafraseando Jesse, vai depender de você ser um cínico ou um romântico.

2 comentários:

  1. Erika,

    Tudo bem?

    Parece que a idéia do Linklater e dos atores é retornar aos personagens daqui algum tempo. Os filmes se tornaram clássicos pela simplicidade e identificação.

    Mudando de assunto: alguma expectativa com relação a La León, lançamento da Moviemobz nos cinemas? Eu vi e gostei bastante. É um filme de arte de muita qualidade.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz,

    Espero que dessa vez o intervalo seja menor que nove anos, já que o desfecho do segundo filme nos deixa querendo mais.

    Sobre La Leon, eu perdi a cabine de imprensa. Mas vou assisti-lo em circuito logo que possível.

    Abraços,

    ResponderExcluir