segunda-feira, 11 de agosto de 2008

MovieMobz

Aqui no Rio ultimamente só se fala em MovieMobz. Eu andava curiosa, mas sem muito tempo de conferir a que, exatamente, se propunha esse site que anda sendo tão festejado pela comunidade cinéfila. Pela rápida visita que fiz há algumas semanas, apurei que, mais do que uma espécie de Orkut para quem gosta de cinema, o objetivo principal seria mobilizar determinado número de espectadores para fazer acontecer uma sessão especial de um filme previamente escolhido. Interessante, é claro, mas eu confesso meu erro... não levei muita fé na idéia.

Até que pude conferir o poder de mobilização dos internautas na noite de ontem justamente com um filme que eu lamentava amargamente ter perdido por ocasião de sua carreira-relâmpago em circuito: o delicioso Persépolis. E, como um presente do Olimpo, eis que Persépolis surge nas telas do Odeon, cinema maravilhoso a poucas quadras da minha casa. O horário foi uma conveniente sessão de 21h e o preço do ingresso, convidativos R$6 (meia-entrada, R$3). Mais perfeito, impossível!

Ao chegar ao cinema, a primeira coisa a chamar minha atenção foi a boa freqüência de público para uma noite de segunda-feira. Cerca de 60 pessoas foram assistir à animação de Marjane Satrapi. E a comparação podia ser feita pela sessão anterior (do filme em circuito) que havia terminado há pouco. A única mancada: o filme estava anunciado no letreiro do cinema como uma pré-estréia. Como assim, pré-estréia? Persépolis já esteve em cartaz.

Persépolis é uma pequena jóia. Animação adulta, inteligente, politizada e cheia de ironia. Adaptado pela própria autora a partir de seus quadrinhos autobiográficos, conta a história da iraniana Marjane, da infância à idade adulta. O filme mostra desde a inocência de sua visão infantil a respeito das turbulências políticas de seu país até a difícil busca pela emancipação após um casamento desastrado, passando por uma adolescência rebelde numa espécie de exílio voluntário na Áustria. Mas tudo isso sin perder la ternura jamás, pois Persépolis é, sobretudo, um filme muito meigo e sensível.

Depois desse presente incrível para o que seria uma tediosa noite de segunda-feira, tomei vergonha na cara e já me cadastrei no MovieMobz. Não apenas me cadastrei como já estou participando de algumas mobilizações interessantes. São quase 400 opções de filmes no acervo, de inéditos a cópias restauradas de grandes clássicos. Confiram vocês também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário