terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Famosos de cera e cinema em 4D


Ir a Londres e não conhecer o famoso museu de cera Madame Tussauds é imperdoável. O problema são as filas quilométricas desde o horário de abertura (9 da manhã). E nem mesmo o ingresso salgadíssimo de 28 libras parece desanimar as hordas de turistas que lotam o lugar diariamente. Pre-agendar pela internet é uma opção, mas aí a pessoa tem que marcar dia e hora. Mais prático mesmo é comprar o ingresso numa das lojinhas especializadas em ingressos que existem espalhadas pelo centro da cidade: você compra com desconto, evita a fila e pode ir no horário que quiser - embora seja sempre melhor ir logo na primeira hora para não ter que disputar lugar perto das estátuas mais concorridas quando chegar lá dentro. 

Falar da perfeição de traços e expressão facial das personalidades retratadas é chover no molhado. O diferencial é que, além das estátuas em si, existe um contexto, um cenário onde você pode se inserir para a foto. A estátua de Barack Obama, por exemplo, está numa réplica do salão da Casa Branca, com direito a mesa, telefone e janelas com um falso jardim por trás. Já Audrey Hepburn está vestida de Holly Golightly e sentada à mesa de um restaurante chique, e lá fui eu me fazer de "miga" da diva.


O museu tem outras atrações além das estátuas de celebridades, como a câmara do terror. O clima começa com paredes de pedra e iluminação difusa. A primeira personalidade a recepcioná-lo é uma impressionante estátua de Vlad Drácula (ele mesmo, o empalador) segurando uma estaca sangrenta. O passeio segue com cenas horripilantes até chegar numa parte em que alguns atores misturam-se aos bonecos de cera e você só sabe quem é quem quando eles se mexem e começam a correr atrás de você. Um barato. Aliás, sobre a estátua de Vlad, foi divertido ver o olhar de espanto e indagação no rosto das pessoas quando eu me animei toda para fotografar ao lado do homem. Alguns pareciam não saber de quem se tratava, e muito menos porque alguém queria tanto fotografar aquele cara assustador.


Outra novidade que o Madame Tussauds está oferecendo no momento (e bota novidade nisso!) é a experiência de cinema em 4D. Logo que ouvi falar no assunto, pensei "como assim, 4D?". Bom, essa quarta dimensão é a das sensações físicas. A coisa toda é ainda bem experimental, tanto que o filme dura menos de 10 minutos. Com os cumprimentos (e, provavelmente, o apoio financeiro) da Marvel, o espectador vê um filme com os heróis e é afetado por algumas coisas que rolam na tela. Por exemplo: quando o Hulk cai dentro de um chafariz, espirra água na gente; quando o Homem-Aranha lança uma teia, passa um ventinho; quando alguém leva um soco, a cadeira cutuca o espectador; e por aí vai. A ideia é tão espertinha que quando bichos asquerosos e cacos de vidro voam na nossa direção, a plateia toda se encolhe. Embora saibamos racionalmente que o cinema não jogaria vidro da nossa cara, a reação física é imediata. Genial mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário