sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Foods & Drinks


Ainda dentro da seção "minha semana em Londres" (se é que vocês ainda aguentam ouvir falar dessa viagem), vale mencionar algo que talvez seja o único ponto fraco de uma cidade que de resto é maravilhosa: a tradicional comida inglesa. Digo tradicional porque, felizmente, Londres é coalhada de bons restaurantes italianos. Mas a culinária inglesa ortodoxa é meio esquisita. Por todos os deuses, como eles gostam de batata! É uma obsessão que eu comecei a reparar já no avião, voando pela British Airways. O jantar consistia de carne, batatas coradas, purê de batata e, para acompanhar... pão de batata!

O café é fraquinho, muito fraquinho, talvez pelo gosto deles pelo chá. E eles também gostam de um pré-almoço no café da manhã. Além dos tradicionais ovos com bacon, também tem salsicha, uma coisa preta e redonda que eu não identifiquei até agora e uma espécie de pasta com cogumelos. Não que eu tenha comido nada disso, porque o hotel oferecia os itens mais tradicionais, mas eu pude reparar que os hóspedes britânicos caíam dentro desse setor com muita voracidade.

Para não dizer que a culinária britânica não manda bem em algo, os doces são fantásticos. Torteletes de maçã com canela, de chocolate com pimenta, folheados de marzipã, waffles, tudo muito delicioso.

Mas é como eu disse, viva aos muitos restaurantes italianos espalhados por toda a cidade. Tem uma rede chamada Bella Italia que você encontra em quase toda esquina. Lá se pode comer uma ótima pizza de massa fina crocante e saborear um excelente vinho italiano (mais baratos que os chilenos e argentinos por lá) por um preço bem razoável. E os 10% são opcionais, eles trazem a conta e uma caneta e você preenche na notinha se quer e quanto quer dar de gorjeta.

Uma curiosidade: para os ingleses, a pizza margherita é a de mussarela, ou seja, não tem as rodelas de tomate e folhinhas de manjericão que a caracterizam no mundo inteiro.

E, por fim, as cervejas. Os milhares de pubs tem uma variedade de marcas e sabores que eu nunca vi antes, mas eles definitivamente não sabem o que é uma cerveja estupidamente gelada. A cerva é, no máximo, fresquinha. Tentei uma Guiness num pub, tentei uma irlandesa vermelha no outro, e acabou por aí minha aventura com as cervejas. O pior é que eram realmente de qualidade, cremosas, mas naquela temperatura não dava para degustar. Consegui tomar uma loura gelada de garrafa, a italiana Peroni (e isso foi em outro restaurante italiano, claro). Das torneirinhas dos pubs, não rolou. Só para tirar foto mesmo.


2 comentários:

  1. Ihhh ó eu de novo revirando tópico antigo heheh

    "Além dos tradicionais ovos com bacon, também tem salsicha, uma coisa preta e redonda que eu não identifiquei até agora e uma espécie de pasta com cogumelos."

    A coisa preta é chamada "Black Pudding", e é tipo um sangue de porco pisado, misturado com umas coisas loucas... até dá pra comer, mas depois que vc sabe o q é, dá uma certa estranheza... E eles comem feijão (q tem gosto de ketchup) no breakfast tb!

    ResponderExcluir
  2. Pode revirar os tópicos velhos, Felipe, mesmo porque só assim eu fiquei sabendo o que é a "coisa preta e redonda" (feliz de não ter comido, ufa!), rsrsrs

    ResponderExcluir