segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Globo de Ouro 2011 – Os Ganhadores

Colin Firth, melhor ator (drama)

Numa noite bastante previsível, a festa do Globo de Ouro consagrou o queridinho da crítica, A Rede Social, com quatro prêmios: melhor filme dramático, direção, roteiro e trilha sonora. Depois do longa de David Fincher, os mais premiados foram Minhas Mães e Meu Pai (melhor filme e melhor atriz em comédia/musical para Annette Bening) e O Vencedor (melhor ator e atriz coadjuvante para Christian Bale e Melissa Leo). Também os melhores atores em drama, que são sempre considerados candidatos fortes ao Oscar, se mantiveram dentro do esperado, consagrando as comentadas interpretações de Colin Firth em O Discurso do Rei e Natalie Portman em Cisne Negro – estatuetas que foram, inclusive, os prêmios de consolação dos respectivos filmes. Outro Globo que não surpreendeu ninguém foi o de Toy Story 3 como melhor animação (tem até quem o considere melhor filme do ano, e pronto).

A sempre talentosa Natalie Portman

Dos candidatos a melhor filme dramático, apenas A Origem saiu de mãos abanando. Uma pena. Na outra categoria, sempre esvaziada pela divisão em gêneros, o resultado foi inverso: além dos já citados prêmios de Minhas Mães e Meu Pai, restou somente um Globo de melhor canção para Burlesque. Já o prêmio de filme estrangeiro foi para o pouco comentado Em um Mundo Melhor, da Dinamarca, contrariando o favoritismo do mexicano Biutiful.

No setor televisivo, a consagração de Glee em sua segunda temporada dividiu as atenções com a novidade Boardwalk Empire, produção de Martin Scorsese que deu o primeiro Globo de Ouro ao veterano Steve Buscemi. Outra surpresa foi a premiação da minissérie francesa Carlos (sobre o Chacal, que passou como um filme de seis horas no último Festival do Rio). No mais, foi um pouco monótono aturar as piadinhas de Ricky Gervais, que parece achar que fazer humor e ofender os convidados é a mesma coisa. O único momento realmente divertido foi quando ele anunciou o sempre carrancudo Bruce Willis como “o pai do Ashton Kutcher”.

A equipe de Boardwalk Empire, com o também premiado Steve Buscemi à direita

Pessoalmente, um Globo que eu adoraria ter visto acontecer e não rolou foi o de melhor atriz coadjuvante para Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei). Com todo respeito à ganhadora Melissa Leo (que com certeza também dá show em O Vencedor), Helena está em sua sexta indicação e, para mim, é uma das atrizes mais maravilhosas da atualidade. Mais ou menos a situação que vivia Kate Winslet antes de seu Oscar por O Leitor e na qual se encontra também Johnny Depp (embora esse ano ele não merecesse ganhar mesmo). Por outro lado, só o fato de Halle Berry e Jeremy Renner não ganharem já me deixa feliz.

Confiram abaixo todos os vencedores:

Cinema:

Filme (drama) – A Rede Social
Filme (musical/comédia) – Minhas Mães e Meu Pai
Direção – David Fincher (A Rede Social)
Roteiro – Aaron Sorkin (A Rede Social)
Ator (drama) – Colin Firth (O Discurso do Rei)
Ator (musical/comédia) – Paul Giamatti (A Minha Versão do Amor)
Atriz (drama) – Natalie Portman (Cisne Negro)
Atriz (musical/comédia) – Annette Bening (Minhas Mães e Meu Pai)
Ator Coadjuvante – Christian Bale (O Vencedor)
Atriz Coadjuvante – Melissa Leo (O Vencedor)
Filme de Animação – Toy Story 3
Trilha Sonora – Trent Reznor e Atticus Ross (A Rede Social)
Canção – You Haven’t Seen the Last of Me (Burlesque)
Filme Estrangeiro – Em um Mundo Melhor (Dinamarca)

TV:

Série (drama) – Boardwalk Empire
Série (musical/comédia) – Glee
Minissérie ou Filme feito para TV - Carlos
Ator em Minissérie ou Filme feito para TV – Al Pacino (You Don’t Know Jack)
Atriz em Minissérie ou Filme feito para TV – Claire Danes (Temple Grandin)
Ator em Série (drama) – Steve Buscemi (Boardwalk Empire)
Ator em Série (musical/comédia) – Jim Parsons (The Big Bang Theory)
Atriz em Série (drama) – Katey Sagal (Sons of Anarchy)
Atriz em Série (comédia/musical) – Laura Linney (The Big C)
Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme feito para TV – Chris Colfer (Glee)
Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme feito para TV – Jane Lynch (Glee)

A equipe de A Rede Social comemora as quatro estatuetas

2 comentários:

  1. Jeremy Renner ficou tão convencido depois daquela merda de "Guerra ao Terror"... Lembro das caras de "se achando", que ele fazia no Oscar do ano passado,e aquela alegria ridícula daquele filmeco ter ganhado, e a Kathryn também.

    Ele definitivamente ão me desce!

    Alguém avisa esses atores, que atuação masculina não é só lutadores?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Pedro Paulo. Hoje mesmo eu tava comentando com uns amigos que, mesmo não achando Avatar a oitava maravilha, ele é muito mais filme do que esse Guerra ao Terror, que nunca me agradou muito.

    E o Renner... Sem comentários!

    ResponderExcluir