segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

And the winner is...


Domingo é dia de Oscar. Um ponto positivo na edição deste ano é o fato de não haver nenhum candidato ruim dentre os 10 indicados a melhor filme. A seleção 2011 oscila entre os apenas bons e os excelentes, ou seja, mesmo os mais fracos da lista são melhores do que o vencedor meia-bomba do ano passado, Guerra ao Terror.

Meu favorito não é O Discurso do Rei. Mesmo tendo adorado o filme, considero-o inferior aos fabulosos Cisne Negro e A Origem. Mas, por outro lado, uma vitória de O Discurso do Rei me agradaria muito mais do que a do ex-favorito, A Rede Social (bom filme, mas não me impressionou tanto assim).

Vale esclarecer que Toy Story 3 ocupa a décima posição apenas por ter categoria própria e, portanto, estar tirando a vaga de outro filme aqui, já que seria praticamente impossível ele vencer nas duas.

Senti falta de Ilha do Medo e - mais ainda - de Leo DiCaprio. Também achei poucas as indicações para A Origem. 

Sem mais preâmbulos, segue abaixo meu ranking pessoal:

1 - Cisne Negro
2 - A Origem
3 - O Discurso do Rei
4 - Bravura Indômita
5 - A Rede Social
6 - Minhas Mães e Meu Pai
7 - 127 Horas
8 - O Vencedor
9 - Inverno da Alma
10 - Toy Story 3

5 comentários:

  1. Ah, Guerra ao terror é tão bom! Mas realmente esse ano a seleção foi melhor, pq ninguem merece Um sonho possivel e Avatar. Érica, vão fazer uma homenagem às animações esse ano, acho que vc pode estar enganada a respeito de Toy Story 3. Lembra do ano que homenegearam Sidney Poitier e em seguida premiaram Halle e Denzel. Nada Sutil. Concordo sobre Ilha do Medo, mas colocaria no lugar de Inverno da alma. Meu ranking pessoal:
    1- Toy Story 3
    2- A rede social
    3- Cisne Negro
    4- 127 horas
    5- Minhas mães e meu pai
    6- A origem
    7- Bravura Indômita
    8- O discurso do rei
    9- O vencedor
    10- Inverno da alma

    Wellinton

    ResponderExcluir
  2. Wellinton, eu percebi que você adora mesmo o Toy Story... Mas você não acha realmente possível ele ganhar melhor filme, ainda mais em um ano que tem tantos concorrentes de peso, acha?

    Seria a coisa mais inusitada já feita pela Academia, rsrs.

    Nem me fale desse ano em que a Academia resolveu fingir que não era racista... Por conta disso, premiaram Halle Berry numa atuação fraquíssima em um filme pior ainda. Aquele Oscar deveria ter sido da Nicole Kidman por Moulin Rouge.

    ResponderExcluir
  3. A Nicole está mesmo sublime em Moulin Rouge. Quanto a Toy Story 3, acho que vai chegar o dia em que a Academia vai ter que premiar uma animação e bem que podia ser esse ano com um filme que todo mundo adorou, que tem qualidade indiscutível e que foi bem nas bilheterias. Concordo que seria inusitado, mas seria legal assim como seria legal acontecer um empate nas categorias principais,alguém cair no palco, a Globo transmitir a cerimônia inteira...

    Wellinton

    ResponderExcluir
  4. Erika, mas "A Origem" recebeu nada menos que OITO indicações. Não gosto muito do filme, para mim merecia apenas metade desse número. O que mais achei interessante é que temos um top totalmente distinto. Enquanto você listou "Inverno da Alma", "O Vencedor" e "Toy Story 3" em últimos lugares, na minha lista eles estão quase no topo.

    ResponderExcluir
  5. Sei que A Origem está bem em quantidade de indicações, mas são em sua maioria prêmios técnicos. Acho um absurdo, por exemplo, não terem indicado o Nolan a melhor diretor (mesmo não gostando do filme, você tem que admitir que o trabalho dele é fantástico). Mas a Academia tem uma óbvia implicância com ele, tanto que no ano do Batman - O Cavaleiro das Trevas também esnobou o filme, para muitos o melhor daquele ano (não foi sequer indicado). Premiaram o Heath Ledger porque aí também ignorar o Coringa seria um pouco demais.

    Quanto ao Toy Story, listei o filme em último apenas por discordar de sua inclusão aqui. Ele tem sua própria categoria. Inverno da Alma e O Vencedor considero os mais fracos mesmo. Bons, mas abaixo dos outros.

    ResponderExcluir