domingo, 13 de fevereiro de 2011

BAFTA 2011


Endossando a tendência pós-Globo de Ouro, que aponta uma reação de O Discurso do Rei em cima do favoritismo de A Rede Social, o BAFTA 2011 (premiação da Academia Britânica de Cinema e Televisão) premiou o longa em sete categorias, contra apenas três do outrora favorito. Dentre os atores, enquanto Natalie Portman e Colin Firth levaram mais um, os coadjuvantes surpreenderam (Helena Bonham Carter e Geoffrey Rush deram uma rasteira em Melissa Leo e Christian Bale). Mas vale lembrar também que o BAFTA, por ser um prêmio inglês, tem uma tendência a puxar brasa para a sua sardinha. Ou seja, no dia 27 de fevereiro tudo pode acontecer.

Uma categoria que chama a atenção é a de filme estrangeiro, que premiou o sueco Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, bom filme que foi solenemente esnobado em todas as outras premiações. O feito fica ainda mais impressionante quando vemos que o longa sueco levou a melhor sobre O Segredo dos Seus Olhos, não apenas o vencedor do Oscar 2010 como também um dos filmes mais queridos dos últimos anos.

Confiram abaixo os vencedores:

Filme - O Discurso do Rei
Filme Britânico - O Discurso do Rei
Direção - David Fincher (A Rede Social)
Ator - Colin Firth (O Discurso do Rei)
Atriz - Natalie Portman (Cisne Negro)
Ator Coadjuvante - Geoffrey Rush (O Discurso do Rei)
Atriz Coadjuvante - Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei)
Ator-Revelação - Tom Hardy
Contribuição Britânica - J.K. Rowling e a série Harry Potter
Trilha Sonora - O Discurso do Rei, de Alexander Desplat
Curta-metragem - Until the River Runs Red
Curta de Animação - The Eagleman Stag
Edição de Som - A Origem
Edição - A Rede Social
Cabelo e Maquiagem - Alice no País das Maravilhas
Filme Estrangeiro - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Figurino - Alice no País das Maravilhas
Efeitos Visuais - A Origem
Roteiro Original - O Discurso do Rei, de David Seidler
Roteiro Adaptado - A Rede Social, de Aaron Sorkin
Filme de Animação - Toy Story 3
Fotografia - Bravura Indômita

3 comentários:

  1. Erika, que bom que você apontou a vitória de "Os Homens Que Não Amavam as Mulheres", que festejei muito ao saber da lista de vencedores. Não é segredo que este filme sueco é o meu favorito de 2010 até o momento. No mais, acho bom todo mundo escolher "O Discurso do Rei" em algum Bolão do Oscar que surgir nos próximos dias. Também não estou confiante da vitória de Melissa Leo como melhor atriz coadjuvante, ainda mais depois daquele papelão que ela se submeteu para se promover.

    ResponderExcluir
  2. O Bafta, inclusive, tinha indicado a ótima Noomi Rapace como melhor atriz. Tomara que essa premiação alavanque a estreia por aqui das sequências suecas antes dos remakes americanos (li a trilogia e o segundo livro é, de longe, o melhor).

    ResponderExcluir
  3. Erika, vou começar a ler "A Menina Que Brincava com Fogo" em breve, mas já assisti a trilogia sueca. "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" é o melhor dos três, mas "A Menina Que Brincava com Fogo" e "A Rainha do Castelo de Ar" são muito interessantes. Foi até bom fazer este comentário, pois agora vou entrar em contato com a Imagem Filmes e perguntar a previsão de lançamento dos outros dois episódios. Espero que não sejam jogados direto para o mercado de vídeo, pois infelizmente "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" não fez bonito em nosso circuito.

    ResponderExcluir