domingo, 8 de janeiro de 2012

Gastronomia e Duplo Sentido


Barcelona é uma festa para todos os sentidos, e não poderia ser diferente com o paladar. Como se come bem naquela cidade! A imensa variedade de comidas, bebidas e sobremesas deliciosas fez qualquer um padecer do pecado da gula. Em termos de cervejas, é bobagem falar sobre cervejas famosas como as irlandesas Guiness e Murphy’s, já que essas são facilmente encontradas em qualquer outro país da União Européia. Em Barcelona, a diva se chama Estrella Damm, cerva local fabricada desde 1876 e que brilha na versão tradicional, escura (Bock Damm) e ainda na surpreendente Damm Lemon. Curiosamente, bastou chegar a Madrid para as cervejas Damm desaparecerem dos bares; ou seja, elas são mesmo um privilégio da região da Catalunha. Outra boa cerveja que é facilmente encontrada nas duas cidades é a holandesa Amstel. Os vinhos, a exemplo do que ocorre na Itália, também são sempre muito bons, mesmo quando pedimos o “da casa”, afinal de contas na Espanha todos os vinhos são espanhóis. E não nos esqueçamos da legítima sangria, que não tem absolutamente nada a ver com essa bebidinha cheia de maçã que se toma por aqui. Também os queijos – com menção honrosa para o manchego – se destacam pela variedade e excelência.

A sensualidade explícita do povo espanhol se traduz muito nos nomes jocosos encontrados na gastronomia, como tapas, pintxos (ou pintchos), pulgas, porras, chupitos e carajillos. Ok, a essa altura um glossário se faz necessário. Chupito é apenas o nome dado à dose de bebida (shot, em inglês) e carajillo é uma espécie de Irish Coffee. Grosso modo, não existe diferença entre tapas, pintxos e pulgas, que são alguns dos nomes dados aos petiscos. Alguns me disseram que a diferença estaria no tamanho dos acepipes, outros que tapas seriam frios e pintxos quentes, mas a verdade é que essas nomenclaturas são dadas de acordo com o gosto do comerciante. A principal característica das tapas (vamos chamá-las assim) é que são porções pequenas, de quatro unidades em média, então a ideia é pedir várias delas e dispor tudo na mesa como se fosse um rodízio de petiscos. Tem de tudo, camarões, chouriço, croquetes, presunto, frutos do mar, batatinhas, bacalhau e muitas outras coisas que constam nos cardápios e sobre as quais eu não cheguei a uma conclusão. Igualmente interessantes são as tostas, basicamente pedaços de pão torrado cobertos com presunto ou salmão e temperos (algo como um canapé grande). Já as porções grandes, como conhecemos aqui no Brasil, lá são chamadas rações.


A diferença entre churros e porras é mais clara. Está de fato no tamanho. Os churros são fininhos e geralmente vendidos em porções de três e as porras, bem maiores e vendidas individualmente. Os tradicionais são neutros (nem doces nem salgados) e não contém recheio. Ambos são popularíssimos no café da manhã, molhados no chocolate quente ou no café com leite. As versões recheadas ou cobertas com chocolate são encontradas em locais mais especializados, as churrerías (ou xurrerías, em catalão), enquanto as versões simples são servidas em qualquer padaria. Os doces catalães são fantásticos, com destaque para as muitas delícias com massa folhada, nozes, avelãs e também para o pestiños de anis, que são uns docinhos fritos recobertos de açúcar. Passada a primeira impressão de estranheza causada pelo gosto fortíssimo do anis, o docinho vira vício. Uma visita ao Mercado Boquería, localizado em meio à boemia das famosas Ramblas (falaremos sobre elas mais adiante), desperta os sentidos e encanta pelo colorido, como pode ser visto na foto abaixo.


Por último, mas nem por isso menos importante, o prato espanhol por excelência: a paella. Existem pelo menos dez tipos diferentes, nem todas com frutos do mar, como conhecemos por aqui. Algumas levam macarrão ao invés de arroz, muitas levam frango, é tarefa quase impossível escolher qual comer, já que todas elas são tradicionais.  Por fim, uma dica na hora de escolher seu bocadillo (sanduíche): jamón york é o presunto cozido, o comum daqui, enquanto o jamón ibérico é aquele delicioso presunto cru (ao estilo do presunto de Parma). E não pensem duas vezes antes de experimentar os ótimos sanduíches de bacon com queijo.

Prestes a conhecer as variedades do mercado La Boquería

Nenhum comentário:

Postar um comentário