terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Globo de Ouro e as Novidades

Entro 2009 com mais uma novidade: em breve estarei colaborando também com o projeto Cinefilia, que congrega um site e mais uma revista virtual. Ambos devem ser lançados até semana que vem, mas deixo aqui como uma prévia a matéria escrita a quatro mãos com o colega Pedro Henrique a respeito dos atores que concorrem ao Globo de Ouro. O motivo do texto ter ficado de fora da edição inaugural é óbvio: a premiação ocorre já no próximo domingo, ou seja, antes do lançamento do Cinefilia. Segue nossa matéria:

Globo de Ouro – Atores Indicados

Por Erika Liporaci e Pedro Henrique

Melhor Atriz (drama)
Anne Hathaway (O Casamento de Rachel)
Angelina Jolie (A Troca)
Meryl Streep (Doubt)
Kristin Scott Thomas (I've Loved You So Long)
Kate Winslet (Revolutionary Road)

Estamos falando aqui de cinco trabalhos ainda não vistos em telas brasileiras. Apenas O Casamento de Rachel passou no Festival do Rio, e a opinião de alguns colegas exaltava a boa atuação de Anne Hathaway – o que essa indicação só veio confirmar. Mas Anne tem pela frente uma concorrência extremamente pesada e não deve conseguir levar o prêmio. Idem para a inglesa Kristin Scott Thomas que, com sua presença discreta e elegante, dificilmente terá cacife para vencer Angelina Jolie e Kate Winslet, as duas concorrentes de fato ao prêmio. Kate tem a seu favor o altíssimo índice de indicações não-convertidas em prêmios. Ao Globo de Ouro, já foram sete (duas só esse ano); ao Oscar, nada menos que cinco (três como atriz principal e duas como coadjuvante). Também lhe favorece o fato de ser uma atriz mais conceituada que sua rival, cuja sensualidade muitas vezes ofusca o talento. Já Angelina conta com o fator estrelato e a simpatia que vem angariando fora das telas graças a seu envolvimento com causas sociais. Também existe uma pré-disposição favorável a atrizes que, como ela, fazem uma guinada dos filmes comerciais para trabalhos mais elevados artisticamente, proeza que a atriz havia tentado anteriormente com O Preço da Coragem e repete agora sob a batuta de Clint Eastwood. Por fim, a diva Meryl Streep seria uma ameaça às duas belas se não estivesse concorrendo também na categoria melhor atriz em musical/comédia por Mamma Mia!, filme no qual arrasa e deve sair vitoriosa.

Erika Liporaci
Quem eu acho que vence: Kate Winslet
Quem eu gostaria que vencesse: Kate Winslet
Quem não vence de jeito nenhum: Kristin Scott Thomas

Pedro Henrique
Quem eu acho que vence: Kate Winslet
Quem eu gostaria que vencesse: Angelina Jolie
Quem não vence de jeito nenhum: Kristin Scott Thomas


Melhor Ator (drama)
Leonardo DiCaprio (Revolutionary Road)
Frank Langella (Frost/Nixon)
Sean Penn (Milk)
Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Mickey Rourke (The Wrestler)

Terá chegado a vez de Leonardo DiCaprio? O rapaz, que era uma promessa no início de carreira, quase naufragou junto com o Titanic. Levou quase uma década para retomar o prestígio perdido, mas atualmente está em sua melhor fase. Foi ótimo em Diamante de Sangue, arrasou em Os Infiltrados e agora reencontra Kate Winslet sob a direção de Sam Mendes. Pode ser sua chance. Brad Pitt, o outro bonitão que luta para provar seu valor, concorre por um filme de David Fincher – o que é sempre um bom sinal. Mas pelas imagens mostradas até agora, o apelo maior de seu personagem parece ser a caracterização (Pitt começa o filme velhinho e vai rejuvenescendo). Sean Penn é sempre competente, mas tem contra si o fato de ter ganho um Oscar há pouco tempo (por Sobre Meninos e Lobos, há quatro anos). Mickey Rourke, apesar de bom ator, andava tão decadente que a mera indicação já é motivo de comemoração. Já o veterano Frank Langella parece ser a ameaça mais perigosa a DiCaprio. Grande ator que costumamos ver em papéis coadjuvantes, talvez tenha nesta indicação uma oportunidade única de ser premiado. E os votantes costumam se comover com esse tipo de reconhecimento.

Erika Liporaci
Quem eu acho que vence: Leonardo DiCaprio ou Frank Langella
Quem eu gostaria que vencesse: Leonardo DiCaprio
Quem não vence de jeito nenhum: todos têm chance

Pedro Henrique
Quem eu acho que vence: Mickey Rourke
Quem eu gostaria que vencesse: Mickey Rourke
Quem não vence de jeito nenhum: Leonardo DiCaprio

Melhor Atriz (musical/comédia)
Rebecca Hall (Vicky Cristina Barcelona)
Sally Hawkins (Simplesmente Feliz)
Frances McDormand (Queime Depois de Ler)
Meryl Streep (Mamma Mia!)
Emma Thompson (Last Chance Harvey)

Woody nos trouxe, com seu engraçadíssimo Vicky Cristina Barcelona, uma atriz que se mostrou competente do primeiro ao último minuto da metragem. Rebecca Hall, que já aparecera em O Grande Truque, de Chistopher Nolan, entrou de cara no espírito do filme e entregou uma atuação segura e promissora. Apesar disso, dificilmente será páreo para Meryl Streep, assim como Sally Hawkins, que apareceu bem em O Sonho de Cassandra, mas que dificilmente terá seu trabalho em Simplesmente Feliz premiado aqui. Aliás, Meryl entra como favorita na briga pela estatueta por seu trabalho em Mamma Mia!, filme que só respira graças ao seu talento. Surpresa agradável seria ver a sempre competente senhorita Coen, Frances McDormand, levar o caneco, pois ela está hilária no mais recente filme dos irmãos Coen. Emma Thompson, que conta com um currículo bastante interessante e já tem um Globo em casa, pode surpreender.

Erika Liporaci
Quem eu acho que vence: Meryl Streep
Quem eu gostaria que vencesse: Meryl Streep
Quem não vence de jeito nenhum: Rebecca Hall

Pedro Henrique
Quem eu acho que vence: Meryl Streep
Quem eu gostaria que vencesse: Frances McDormand
Quem não vence de jeito nenhum: Sally Hawkins


Melhor Ator (musical/comédia)
Javier Bardem (Vicky Cristina Barcelona)
Colin Farrell (Na Mira do Chefe)
James Franco (Segurando as Pontas)
Brendan Gleeson (Na Mira do Chefe)
Dustin Hoffman (Last Chance Harvey)

Tudo indica que esse prêmio consagrará o espanhol Javier Bardem. Colin Farrell está bem como o aprendiz de mafioso de Na Mira do Chefe, mas sua carreira é tão irregular que só esta indicação já é uma vitória. O mesmo se pode dizer do geralmente inexpressivo James Franco. Brendan Gleeson poderia surpreender. Dustin Hoffman é sempre um nome de peso, embora há muito tempo não apresente um trabalho no mesmo nível de antigamente. Posto isso, pode-se até dizer que dificilmente o prêmio sairá das mãos do ator espanhol, que levou a estatueta no ano passado pelo seu trabalho no filme dos irmãos Coen, Onde Os Fracos Não Têm Vez. Apesar dos bons trabalhos realizados pelos demais indicados, provavelmente nenhum deles terá poder de fogo para rivalizar com um dos atores que mais cresce ultimamente.

Erika Liporaci
Quem eu acho que vence: Javier Bardem
Quem eu gostaria que vencesse: Javier Bardem
Quem não vence de jeito nenhum: James Franco

Pedro Henrique
Quem eu acho que vence: Javier Bardem
Quem eu gostaria que vencesse: Javier Bardem
Quem não vence de jeito nenhum: James Franco


Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams (Doubt)
Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Viola Davis (Doubt)
Marisa Tomei (The Wrestler)
Kate Winslet (The Reader)

A exemplo do que ocorre com seu compatriota Javier Bardem, as indicações desta categoria parecem conspirar em favor de Penélope Cruz. A presença da atriz é tão forte em Vicky Cristina Barcelona que chega a ofuscar as moças do título. Depois de um começo promissor na Espanha e uma carreira hollywoodiana que começou mal, Penélope encontrou o ponto de equilíbrio em sua carreira internacional com Volver. Amy Adams, indicada ano passado por Encantada, continua esbarrando em concorrência pesada. Kate Winslet concorre também na categoria principal e, como uma vitória numa categoria indica derrota em outra, a atriz deve perder aqui e sair vencedora lá. Marisa Tomei, boa atriz que ganhou um Oscar no começo da carreira e nunca mais acertou o passo, pode estar no caminho para retomar o prestígio perdido. Viola Davis, atriz televisiva vista recentemente como a dona da pousada de Noites de Tormenta, tem que comemorar a indicação e só.

Erika Liporaci
Quem eu acho que vence: Penélope Cruz
Quem eu gostaria que vencesse: Marisa Tomei
Quem não vence de jeito nenhum: Viola Davis

Pedro Henrique
Quem eu acho que vence: Penélope Cruz
Quem eu gostaria que vencesse: Penélope Cruz
Quem não vence de jeito nenhum: Viola Davis

Melhor Ator Coadjuvante
Tom Cruise (Trovão Tropical)
Robert Downey Jr. (Trovão Tropical)
Ralph Fiennes (A Duquesa)
Philip Seymour Hoffman (Doubt)
Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas)

Alguém realmente acha que há a mais remota possibilidade de Heath Ledger não ganhar esse prêmio? E premiar a performance do saudoso ator não vai ser nenhuma condescendência, já que seu trabalho é, de longe, uma das grandes performances vistas no cinema de todos os tempos. Somando o merecimento natural ao apelo afetivo por sua morte prematura, Ledger é simplesmente imbatível. E a concorrência fraca também ajuda: tanto Tom Cruise como Robert Downey Jr. têm participações divertidas em Trovão Tropical, mas que dificilmente poderiam ser consideradas interpretações de peso (mais uma vez, a grande curiosidade é a caracterização); Ralph Fiennes apresenta atuação apenas correta em A Duquesa e tem suas chances anuladas pelo fato do filme não ser grande coisa; e Philip Seymour Hoffman, o único dos cinco ainda não visto por aqui, tem contra si a premiação recente por Capote. Considerando tudo isso, será realmente uma grande surpresa se o Coringa não sair da festa consagrado e pronto para arrasar também no Oscar. Por que tão sério?

Erika Liporaci
Quem eu acho que vence: Heath Ledger
Quem eu gostaria que vencesse: Heath Ledger
Quem não vence de jeito nenhum: Tom Cruise

Pedro Henrique
Quem eu acho que vence: Heath Ledger
Quem eu gostaria que vencesse: Heath Ledger
Quem não vence de jeito nenhum: Tom Cruise

Nenhum comentário:

Postar um comentário