segunda-feira, 21 de julho de 2008

Viagem a Darjeeling


Já saiu em DVD o mais recente longa de Wes Anderson. O cineasta costuma dar uma pausa de três a quatro anos entre seus filmes. O último foi o ruinzinho A Vida Marinha com Steve Zissou (aquele em que o Seu Jorge cantava versões de músicas do David Bowie), em 2004. Antes dele, Anderson dirigiu, em 2001, o surpreendente Os Excêntricos Tenenbaums. Felizmente, seu novo trabalho está mais para Tenenbaum do que para Zissou. Este Viagem a Darjeeling – no original, O Expresso Darjeeling – tem como protagonistas três irmãos que não se vêem há mais de um ano, desde o traumático funeral do pai, e que se reencontram para uma viagem de trem pelos confins da Índia, durante a qual supostamente deveriam se reconciliar e, de quebra, empreender uma jornada espiritual.

O longa é muito original e sarcástico. Logo na cena de abertura, vemos Bill Murray - ator de estimação de Anderson - correndo para pegar um trem. Enquanto estamos concentrados no seu esforço, Murray é ultrapassado por Adrien Brody, que literalmente surge do nada e consegue pegar o trem. E fica por aí a participação de Bill Murray, como se ele não aparecesse mais no filme justamente por ter perdido o trem. E é esse tipo de humor bizarro e inteligente que pontua toda a louca jornada desses irmãos cheios de traumas e idiossincrasias, sempre explorando a máxima “olhando de perto, ninguém é normal”. Também há que destacar a perfeita sintonia do elenco com o espírito de anarquia do longa e a adequada trilha sonora. Enfim, o filme é diversão garantida. Ótima pedida.

Confiram vocês mesmos. Se eu contar muita coisa, perde a graça.

Um comentário:

  1. Filmaço, filmaço... Como todos os filmes do diretor há um quê de lisergia na coisa toda(Wes deve rodar seus filmes muito, muuuito chapado...rs).Ótima dica, imperdível, para se assistir com uma garrafa de absinto do lado.

    bjos!

    ResponderExcluir