segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Meu Caro Amigo

Dizem que toda mulher brasileira, independente de perfil, classe social ou credo, perde a compostura diante de Chico Buarque. É comum ver senhorinhas recatadas, com netinhos a tiracolo, enlouquecerem num show do ídolo, se esgoelando diante do estupefato marido. E isso tem menos a ver com os sedutores olhos verdes do compositor máximo do Brasil e mais com a euforia de se ver diante daquele gênio que cantou a alma feminina com um entendimento e propriedade nunca antes posto em palavras.

Para entender tudo que Chico significa para a alma tem que ter biografia. Tem que já ter derramado a sorte pelo chão e feito uma tremenda bagunça no coração. Norma, professora de História fanática por Chico Buarque, é mais que a protagonista do delicioso monólogo musical Meu Caro Amigo. Norma representa todas nós. Essa idéia, aparentemente tão simples, foi a grande sacada do espetáculo concebido inicialmente pela atriz Kelzy Ecard, posto em palavras pelo jovem e talentoso Felipe Barenco (não é Babenco, é com “r” mesmo) e dirigido com sensibilidade por Joana Lebreiro.

Partindo de Norma e fazendo um passeio pela História recente do país, a música de Chico pontua cada fase da vida da personagem. Desde a primeira vez que o viu, ainda menina, numa TV cheia de chuviscos cantando em um festival até a fase adulta, quando já havia se transformado “naquela professora que é doida pelo Chico Buarque”, Norma amadurece, se apaixona, vive conflitos, milita contra a ditadura, briga com o pai, se separa do grande amor. Em cada um desses momentos, a voz de Chico tem a coisa certa a lhe dizer. Como ela diz em determinada passagem, “ele sempre cantou a minha vida, embora tenha errado meu nome algumas vezes”.

Em um palco repleto de capas de discos de vinil e acompanhada apenas pelo piano do músico João Bittencourt, a simpaticíssima Kelzy Ecard domina a cena com sua voz doce e presença carismática, tirando ótimo partido tanto dos momentos bem-humorados como das cenas de maior intensidade dramática. E o mais legal é que, embora cante muito bem, Kelzy não faz isso com a impostação dos grandes musicais e sim de modo bastante intimista, atraindo a cumplicidade do espectador. A paixão evidente com que a atriz-cantora interpreta cada canção hipnotiza completamente a platéia que, enlevada, murmura cada letra baixinho, seja na versão descontraída de Quem Te Viu, Quem Te Vê (Kelzy, fazendo uma escova de microfone, arrancou um corinho bem afinado da platéia) ou na eletrizante interpretação do hino dos corações partidos, Eu Te Amo.

Uma curiosidade: a atriz esteve recentemente na montagem de um musical de autoria de Chico Buarque, o visceral Gota D'Água. Teria nascido nas coxias deste espetáculo a idéia de se reencontrar com Chico? Uma coisa é certa: embora não se saiba o quanto da própria Kelzy está em Norma, pelo menos uma paixão as duas têm em comum... Preciso dizer quem seria?

Meu Caro Amigo. Texto: Felipe Barenco. Direção: Joana Lebreiro. Com Kelzy Ecard. Centro Cultural dos Correios (Visconde de Itaboraí, 20, Centro). Quinta à domingo, 19h. Ingressos a 15,00. Até 5 de abril.

6 comentários:

  1. eu sei que sou suspeita pra falar, mas adorei o seu olhar pro espetáculo. você percebeu tudo, com um olhar muito sensível. a questão da identificação, da memória... enfim,
    obrigada mesmo. beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. É um prazer receber tua visita aqui no blog. Beijos e parabéns pelo espetáculo lindo!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo blog é d+ e sobre a peça eu vi 7 vezes é munto lindo a Kelzy é umas da melhores atrizes que eu já vi,
    sucesso pra este blog
    bjs
    André (palhaço paçoca)

    ResponderExcluir
  4. Olá, moro em Fortaleza/CE e assisti ao espetáculo Caros Amigos em Recife. Depois fiquei me perguntando porque essas coisas não vem para Fortaleza????? Então, sai procurando na internet e como vi um comentário da Kelzy aqui no seu blog, gostaria de fazer contato com ela para pensarmos em trazer o espetáculo para cá (Fortaleza). Será que você poderia me ajudar? obrigada,

    ResponderExcluir
  5. Morgana,

    Eu não tenho um contato direto com a Kelzy (telefone, e-mail, essas coisas), mas ela está na minha lista de amigos do Orkut. Com certeza você conseguirá fazer contato deixando um scrap para ela.

    Boa sorte, espero que consiga levar esse excelente espetáculo para Fortaleza.

    ResponderExcluir
  6. Ah, muito obrigada. consegui encontrá-la no orkut. Valeu. Abraços

    ResponderExcluir