domingo, 22 de setembro de 2013

Behind the Candelabra


Uma das atrações que vale muito a pena conferir é essa produção da HBO dirigida por Steven Soderbergh. Como a maioria dos longas feitos para a TV, Behind the Candelabra se situa em um vácuo de mercado que tornaria muito difícil sua chegada a um circuito comercial brasileiro, mas, felizmente, ei-lo no Festival.

O filme enfoca o relacionamento do célebre showmanLiberace com um de seus namorados, Scott Thorson – o roteiro foi baseado na autobiografia do próprio Scott. Michael Douglas, em uma incrível transformação não somente física, mas também em termos de gestos e cacoetes, entrega aquela que talvez seja a melhor interpretação de sua carreira. Seu Liberace alterna momentos de profunda carência com estrelismo, soberba e até mesmo uma boa dose de crueldade. Igualmente impressionante é Matt Damon como o namorado que vive o céu e o inferno no relacionamento com a estrela. Por ser a parte economicamente dependente, Scott acaba sendo constrangido a uma série de abusos, desde chantagens emocionais até cirurgias plásticas invasivas.

Steven Soderbergh, um cineasta de altos e baixos, sempre acaba atingindo melhores resultados em projetos nos quais parece não depositar muitas ambições artísticas. Aqui ele dirige de forma discreta, sem arroubos estilísticos, e deixa os atores brilharem nesta crônica de um relacionamento doentio. Behind the Candelabra é produto televisivo sim, mas de uma qualidade superior a muita coisa feita para a telona.

Mostra Panorama



Nenhum comentário:

Postar um comentário