terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sonar


A sinopse desse filme parece remeter ao cinema de Ingmar Bergman e a alguns filmes de Woody Allen: um grupo se reúne em uma casa de campo para relembrar um amigo que havia se suicidado pouco antes e tentar entender seu gesto. Ao longo do final de semana, surgem confissões e novos sentimentos. Nada contra longas que se valem desse estilo intimista e mais teatral do que cinematográfico, afinal de contas grandes filmes já foram feitos desse modo, inclusive um brasileiro – o excelente A Falta Que Nos Move. Mas quem realiza um filme nestes moldes tem que ter algo a dizer ou, pelo menos, conquistar o espectador através de imagens significativas. Sonar é incrivelmente malsucedido sob qualquer ótica.

Com uma pegada de documentário caseiro, Sonar dá ao espectador a impressão de estar assistindo a um reality show – e um daqueles onde nada de interessante acontece. O filme é uma interminável sucessão de cenas de “pegação” entre os amigos, intercaladas com tomadas de árvores, diálogos banais e esparsas citações ao falecido Franck (aliás, o único personagem de quem ficamos sabendo o nome). Não bastasse a falta de conteúdo em termos de história, a forma como o filme é realizado também transpira amadorismo. A fotografia tenta tão desesperadamente se mostrar moderna e descolada que parece coisa de criança que acabou de ganhar uma câmera. Depois de quinze minutos ninguém aguenta mais personagens sem cabeça e planos desfocados. O filme é curto, tem apenas 77 minutos, e parece levar horas. A certa altura, uma personagem confessa “não sei o que estou fazendo aqui” e é difícil não se sentir da mesma maneira.

É possível apreciar um filme pesado e cansativo quando este apresenta um conteúdo relevante, assim como um filme superficial pode agradar se for divertido. O diretor Athanasios Karanikolas, grego de nascimento, consegue juntar o pior de dois mundos, ao realizar um filme banal e entediante. Um verdadeiro teste de paciência.

Mostra Foco Alemanha




Nenhum comentário:

Postar um comentário