terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cortina de Fumaça


O filme pretende colocar em discussão a política de drogas vigente no mundo, tecendo comparações entre a legislação existente no Brasil e a de alguns outros países que encaram a situação de forma menos repressora. Com o argumento de desmistificar os preconceitos em torno da maconha e seus usuários, o diretor e roteirista Rodrigo Mac Niven acaba realizando um documentário francamente tendencioso, onde apenas são ouvidos os especialistas e autoridades que endossam seu ponto de vista. Ou seja, o que acabamos vendo na tela é muito mais uma exposição do que uma discussão, já que para que esta última ocorresse seria necessário que fossem ouvidos ambos os lados.

Posto isso, é preciso reconhecer que Mac Niven sabe vender seu peixe. No melhor estilo Michael Moore, o filme apresenta seus argumentos de forma bastante coesa. Contando com bons recursos de produção, Mac Niven realizou entrevistas nacionais e internacionais com diversos médicos, pesquisadores, advogados, personalidades, policiais e, claro, usuários. Tanta gente com tantos títulos que periga o espectador se embaralhar em algumas passagens. Alguns entrevistados caem no velho discurso panfletário sobre liberdade individual, enquanto outros de fato destacam pontos interessantes, como, por exemplo, a imensa quantidade de produtos que podem ser manufaturados através do cânhamo (ou seja, das folhas de maconha) ou os seus já conhecidos e pouco divulgados benefícios medicinais. Destaque para a visita da equipe à Cannatrade, feira de negócios que acontece em Basel, na Suíça, e gira exclusivamente em torno da plantinha e seus muitos derivados.

O filme ainda peca por abusar cansativamente de blackouts, repetições de frases de efeito e citações de gente famosa, nem sempre bem contextualizadas – até uma frase de John Kennedy entra no balaio, só para vocês terem uma idéia. Mas, apesar de falhar em muitos pontos como documentário, Cortina de Fumaça possui o mérito de trazer para as telonas um tema polêmico que raramente é discutido fora das rodinhas de amigos. Deve dar o que falar ao longo deste Festival.

Cortina de Fumaça (idem), de Rodrigo Mac Niven. BRA, 2009. 94 minutos. Mostra Midnight Movies

Nota: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário