quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Norberto Apenas Tarde


Após ser demitido da empresa aérea na qual trabalhava, Norberto consegue emprego em uma imobiliária e passa a depender de comissões. Levando em conta sua extrema timidez, o ramo imobiliário não parece a melhor das escolhas. A esposa não fica nada satisfeita com a nova situação e se constrange ao saber que o marido tem pedido dinheiro emprestado a amigos. Em busca de reverter essa má fase, Norberto decide fazer um curso de teatro para principiantes e, aos poucos, descobre caminhos para se fazer respeitar e até mesmo um inesperado talento dramático.

Depois de realizar dois curtas, o ator uruguaio Daniel Hendler estreia na direção de longas com este filme de cores autobiográficas. A trama é uma variação do velho rito de passagem, sendo que neste caso trata-se da mudança de rumo de um homem já adulto, mas que ainda se comporta como menino. As atitudes de Norberto perante a esposa Sílvia soam mais como as de um menino com a mãe. Um exemplo disso é o modo como ele comunica a ela decisões já tomadas como se ainda fossem meros pensamentos, testando aos poucos sua reação. Norberto é o menino que nunca quis crescer, já que virar um adulto responsável também pode simbolizar abrir mão dos sonhos de juventude.

Um filme simpático e conduzido com carinho, mas que não chega a alçar nenhum voo mais elevado. Hendler passa a impressão de ter escrito e dirigido este primeiro longa mais para se exercitar na função, sem grandes pretensões além disso. O resultado é um filme bonitinho, correto e até com bom ritmo, porém esquecível na mesma medida. Não dá para ter uma noção ainda de como será o Daniel Hendler diretor. Vamos aguardar o seu próximo trabalho.

Norberto Apenas Tarde (idem), de Daniel Hendler. Uruguai / Argentina, 2010. 83 minutos. Mostra Foco Argentina.

Nota: 6,0

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