quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Papo rápido com Paolo Sorrentino


Paolo Sorrentino compareceu ontem à première de A Grande Beleza, filme que é o candidato da Itália ao próximo Oscar e uma das atrações mais festejadas do Festival do Rio. O cineasta, porém, não está na cidade somente para divulgar o filme, mas também para rodar um dos episódios do longa-metragem Rio, Eu Te Amo. Antes de seguir para a sala de exibição, Sorrentino posou para algumas fotos e respondeu a algumas perguntas da imprensa. Confiram a entrevista. As fotos são de André Moreira.

Em A Grande Beleza os personagens parecem amar e odiar Roma ao mesmo tempo, como se fosse perigoso permanecer lá tempo demais. Perguntei se ele (que é napolitano) compartilhava desse sentimento.

“Acho que esse é um sentimento controverso e que todas as pessoas em todas as grandes cidades do mundo podem entender. Toda metrópole tem atrações e problemas. Mas para mim, em particular, é fácil viver em Roma e eu realmente amo a cidade, com todos os seus encantos e defeitos.”

Sobre o fato de seu filme ser o concorrente italiano para a categoria filme estrangeiro do Oscar, o cineasta se disse feliz e honrado por A Grande Beleza ter sido escolhido para representar o país, mas ressaltou:

“Para nós, europeus, o Oscar é uma premiação que sempre parece um pouco distante”.

Quanto à atmosfera de sonho e decadência da sociedade romana que permeia todo o filme, Sorrentino pontuou que, embora alguns personagens tenham sido de fato inspirados em pessoas reais (como a artista que fala de si mesmo na terceira pessoa), a ideia era fazer um painel de Roma e sua fauna noturna como um todo.

“É uma mistura de sonho com realidade. O filme foi pensado assim, porque Roma pode ser uma cidade dos sonhos, com suas belezas e sensações, mas também com algo de falso, por isso essa atmosfera de sonho.”

Sobre a comparação recorrente que costuma ser feita entre o filme e A Doce Vida de Federico Fellini, o cineasta bateu o martelo:

“Sim, é verdade que os dois filmes falam do mesmo tema, mas têm estilos diferentes”.

A respeito do filme que está realizando aqui na cidade (e que conta com outros nove diretores), disse:

“O convite surgiu de um dos produtores, que me falou sobre o filme e perguntou se eu estaria interessado em participar. Meu episódio fala sobre um casal de turistas americanos interpretados por Emily Mortimer e Basil Hoffman que está vivendo uma relação muito complicada. Eles se odeiam, vêm ao Rio e o marido resolve envolver a esposa em algo bastante perigoso” resumiu.

As filmagens estão acontecendo em uma praia no Grumari, o que provocou um atraso na agenda do cineasta, que era esperado no cinema para apresentar o filme antes de sua projeção, mas só pode encontrar-se com o público ao término dela. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário