quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Festival do Rio - Contagem Regressiva



Falta apenas uma semana! A partir da próxima sexta, dia 25 – a noite de quinta é apenas para convidados –, o cinéfilo carioca poderá se deliciar com o sempre variado cardápio do Festival do Rio. Este ano, o evento traz como convidados especiais iguarias finas como a musa francesa Jeanne Moreau – dando seguimento ao Ano da França no Brasil – e ninguém menos do que o enfant terrible Quentin Tarantino. Outros petiscos esperados são o argentino Juan José Campanella e uma das precursoras da Nouvelle Vague, a cineasta Agnès Varda.

O Festival do Rio apresenta mais de 300 filmes, divididos por 20 mostras. Alguns destaques são os novos longas de Pedro Almodóvar (Abraços Partidos), Ang Lee (Aconteceu em Woodstock), Michael Haneke (The White Ribbon), Park Chan-Wook (Sede de Sangue) e do já citado Tarantino (Bastardos Inglórios). Mas nem só de nomes de peso é feita a alegria do cinéfilo durante o evento. A palavra-chave é variedade. Tem de tudo um pouco nas diversas mostras, especialmente na tradicionalíssima Midnight Movies, responsável pelos títulos mais bizarros. Esse ano, por exemplo, teremos uma preciosidade chamada Matadores de Vampiras Lésbicas.

Como escolher o que ver dentre tantas opções? Uma dica sempre válida é evitar aqueles filmes que tem estreia garantida, geralmente grandes produções de grandes diretores. O longa de Quentin Tarantino, por exemplo, entra em cartaz já no dia seguinte ao encerramento do Festival. Alguns outros filmes que já tem data de estreia são Che - Parte 2 (09/10), Distrito 9 (16/10), Coco Antes de Chanel (30/10), Aconteceu em Woodstock (13/11) 500 Dias com Ela (13/11), Abraços Partidos (20/11), Julie & Julia (27/11) e Distante Nós Vamos (18/12). Também vale observar se o filme está na programação do Festival com legenda eletrônica (LEP) ou legenda em português na tela (LP). Ter a legenda já inserida na tela e não no painel abaixo dela significa que o filme já foi comprado por algum distribuidor no Brasil, ou seja, pode até demorar, mas um dia ele será exibido. Quando menos, lançado em DVD. Já os outros...

A lista completa dos filmes participantes será divulgada até o fim da semana, no site do Festival (http://www.festivaldorio.com.br/). Enquanto isso, confiram abaixo alguns títulos já confirmados:

Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
Aconteceu em Woodstock, de Ang Lee
Barba Azul, de Catherine Breillat
Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino
Brilho de Uma Paixão, de Jane Campion
Che 2 - A Guerrilha, de Steven Soderbergh
Coco antes de Chanel, de Anne Fontaine
Desinformante!, O, de Steven Soderbergh
Distante Nós Vamos, de Sam Mendes
Doce Perfume, de Andrzej Wajda
Doutrina de Choque, A, de Michael Winterbottom e Mat Whitecross
Julie & Julia, de Nora Ephron
Maradona, de Emir Kusturica
Nova York, Eu Te Amo, diretores diversos
Praias de Agnes, As, de Agnès Varda
Próxima Estação, A, de Fernando Solanas
Ricky, de François Ozon
Sede de Sangue, de Park Chan-Wook
Segredo dos Seus Olhos, O, de Juan José Campanella
Singularidades de uma Rapariga Loura,de Manoel de Oliveira
White Ribbon, The, de Michael Haneke

Nenhum comentário:

Postar um comentário