domingo, 20 de setembro de 2009

Jericó


Após ser dispensado com desonra do serviço militar, Thomas volta a seu vilarejo natal no norte da Alemanha. Endividado, consegue emprego como entregador da rede de lanchonetes do turco Ali após salvá-lo de ser autuado por dirigir bêbado. Thomas logo sente-se atraído por Laura, a jovem e bela esposa de Ali. Ela quer deixá-lo, mas não pode devido a uma dívida e os dois iniciam um caso. Até quando sustentarão essa situação? Mais uma adaptação do livro O Destino Bate à Sua Porta, de James M. Cain.

Jericó é um filme curioso. O roteiro parte de um material que é puro noir para converter-se em um filme sóbrio, cortante, cheio de aridez. Quem viu a versão americana, com Jack Nicholson e Jessica Lange, vai se surpreender com o pouco erotismo da concepção alemã. O sexo entre Thomas e Laura é muito mais uma tábua de salvação do que um momento de sensualidade. Por outro lado, é curioso como a trama tipicamente americana de Cain se adapta bem a qualquer cultura. Talvez por lidar com cobiça, revolta, ambição, ou seja, sentimentos universais.

Jericó tem como pontos fracos a demora em desenvolver o cerne da trama, somada à inserção de algumas cenas que não tem nenhuma importância para o filme. A sequência inicial é um bom exemplo. O trecho não tem outro objetivo senão explicar a situação financeira de Thomas, mas tudo é tão alongado e cheio de detalhes que dá ao ao espectador a impressão de que aquilo terá alguma importância posterior. Não tem. E é meio esquisito que um filme tão curto precise ficar se estendendo tanto.

O destaque vai para o desfecho, bastante impactante e contrário ao que o longa vinha anunciando até então. O diretor e roteirista Christian Petzold, que tem uma carreira mais voltada para a TV, certamente realizou um filme curioso, que vale a pena conhecer.

Nota: 6,0

(Jerichow, de Christian Petzold. Alemanha, 2008. 93min. Panorama do Cinema Mundial)

Um comentário:

  1. Não conhecia o filme e muito menos imaginava que se tratava de uma nova adaptação do livro que inspirou "O Destino Bate à Sua Porta" - filme que tenho em DVD e que até hoje não consegui assistir.

    ResponderExcluir