quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Segredo dos Seus Olhos


Benjamín Espósito trabalhou a vida toda em um tribunal penal. Quando finalmente se aposenta, decide que usará o tempo livre para escrever um livro baseado em um acontecimento que marcou sua vida: 25 anos antes, em 1974, ele esteve encarregado de investigar um crime bárbaro cuja solução ficou inconclusa. Ao remexer o passado, Benjamín também tenta nova aproximação com uma colega de tribunal por quem foi intensamente apaixonado. Passado e presente se mesclam e as memórias terminam por afetar intensamente sua vida.

O Segredo de Seus Olhos, por sua trama, pode ser considerado um filme policial. Mas um policial diferente, com uma abordagem sensível, sin perder la ternura. Conforme bem pontuou o diretor Juan José Campanella em entrevista “é um policial com gente normal”. Não espere ver diálogos artificiais, um protagonista cínico e amargurado ou mulheres absurdamente bonitas e fatais. É um filme de detetive, mas com pessoas cotidianas que foram confrontadas por um crime violento e um processo penal aparentemente sem solução, passando por um pano de fundo político (a época foi uma das mais repressivas na história do país).

Campanella, diretor de histórias ternas como O Filho da Noiva, O Clube da Lua e O Mesmo Amor, a Mesma Chuva, consegue imprimir a este filme de características mais tensas a mesma delicadeza de sentimentos que marcam seus longas anteriores. Para tanto, é primordial o talento de seu colaborador constante, Ricardo Darín, no papel principal. Darín é daquele tipo raro de ator que, apenas com sua presença, consegue fazer com que um filme cresça em importância. Sua interpretação é sempre tão verdadeira que o espectador se sente imediatamente envolvido por qualquer conflito que seus personagens vivam. Neste filme, a obsessão pelo passado se desdobra em duas vertentes: a frustração de não ter prendido o assassino e o resgate do grande amor da juventude, desdobrando-se num turbilhão de emoções.

A trama, baseada no romance de Eduardo Sacheri La Pregunta de Sus Ojos, foi adaptada pelo próprio diretor, que mescla com perfeição a história de amor irrealizado à tensão e suspense policial em um roteiro instigante que prende a atenção do espectador até o impressionante desfecho – que, aliás, foge do lugar-comum. Trata-se de um filme extremamente bem realizado, dirigido com a mais absoluta precisão, lindamente fotografado, com uma direção de arte elegante e trilha sonora precisa. Resumindo, um filme sem defeitos onde cada pequeno detalhe contribui para a excelência do todo.

Nota: 10

(El Secreto de Sus Ojos, de Juan José Campanella. Arg/Esp, 2009. 129min. Première Latina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário