quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Corredor Noturno


Eduardo é um executivo de uma companhia de seguros multinacional e vive sob constante pressão no trabalho. Sua única válvula de escape é correr. Até que um dia, voltando de uma viagem de negócios, conhece no aeroporto um homem amigável e misterioso que, a partir de uma conversa casual, passa a forçar uma amizade com ele. A princípio o sujeito parece genuinamente preocupado com o bem-estar de Eduardo, mas assim que não encontra reciprocidade da parte do novo amigo passa a persegui-lo. Baseado no romance El Corredor Nocturno, de Hugo Burel.

O Corredor Noturno é um thriller bastante vibrante, com clara inspiração no mito de Fausto. O estranho Sr Conti, que a princípio parece um maluco obsessivo qualquer, logo começa a tomar a clara forma de uma espécie de consciência do mal de Eduardo – que tampouco é o pobre inocente que parece à primeira vista. Mesmo porque em nenhum momento fica totalmente claro para o espectador se o tal Sr Conti realmente é alguém de carne e osso.

Outro aspecto que chama a atenção no longa é a visão crítica do modus operandi das grandes corporações, pintadas como criadores de pequenos monstros ao estimular a competitividade em níveis absurdos, fazendo com que colegas de trabalho se voltem uns contra os outros para galgar os degraus do poder. Essa abordagem, aliás, lembra um pouco outro filme argentino, o excelente El Método (lançado aqui no Brasil como O Que Você Faria?).

Nos papéis principais, dois bons atores: Leonardo Sbaraglia é o executivo perseguido que aos poucos revela os podres de sua própria ambição e Miguel Angel Solá o maníaco que parece muito ciente do mecanismo irresistível de atração de seu raciocínio tortuoso. Na direção, o espanhol Gerardo Herrero realiza um filme ágil e de postura bastante incisiva em relação ao mundo empresarial e aos ditos homens bem-sucedidos. Só o título parece um pouco deslocado, já que o fato de Eduardo correr para aliviar o estresse é um detalhe que não tem lá tanta importância para a história.

Nota: 8,0

(El Corredor Nocturno, de Gerardo Herrero. Esp/Arg, 2009. 95min. Panorama do Cinema Mundial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário