segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Teatro de Guerra


O ano é 2006 e Mãe Coragem e Seus Filhos, clássico anti-belicista de Bertolt Brecht, está sendo ensaiado em Nova Iorque. A adaptação é do dramaturgo Tony Kushner, do premiado Angels in America, e Meryl Streep encarnará a personagem-título. O filme acompanha os bastidores dos ensaios da peça, ao mesmo tempo em que usa o sempre atual texto de Brecht para discutir questões como a cultura de tendências bélicas dos Estados Unidos e o modo como interpretam a mensagem do dramaturgo alemão. O filme ainda faz um retrospecto da trajetória do autor, contando com depoimentos e imagens de arquivo passagens como sua fuga da Alemanha de Hitler e o modo como conseguiu se livrar das perseguições do Comitê de Atividades Anti-Americanas.

Um filme simplesmente obrigatório para quem é envolvido com atividades artísticas, seja como ator, escritor ou até mesmo apenas como apreciador. O documentário de John Walter trabalha em várias linhas distintas: por um lado, temos a oportunidade de observar a sempre maravilhosa Meryl Streep durante o processo de criação de uma personagem, desde uma leitura de mesa inicial até alguns ensaios já com figurino. Na contrapartida, o filme traça um abrangente perfil de Bertolt Brecht, um cara cuja importância como teórico das artes cênicas costuma mascarar suas outras facetas. Brecht, além de autor de peças, teórico e ativista político, também era um ótimo ator. E esse seu lado é mostrado de modo impagável, com imagens de arquivo onde vemos o dramaturgo sendo interrogado pelos senadores macarthistas e representando descaradamente, ao fingir que não sabia falar inglês direito para que lhe fizessem menos perguntas. Só esse trecho já faz o filme valer a pena.

Mas não é só isso o que Teatro de Guerra tem a oferecer. O documentário também conta com depoimentos de Tony Kushner, Kevin Kline, Meryl Streep e ainda da filha de Brecht e Helene Weigel, entre outros. O filme ainda costura todo esse interessantíssimo material com reflexões sobre a mensagem de Mãe Coragem e Seus Filhos. Escrita em 1939 e considerada por muitos como a obra-prima do autor, a peça narra a história de uma mascate que faz da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) seu ganha-pão e acaba perdendo todos os seus filhos por conta dessa escolha. Brecht, obviamente, estava falando de uma guerra para chamar a atenção para outra e também para o uso comercial de um conflito e suas consequências para o ser humano.

Vale lembrar, ainda, que esta é a primeira vez que Meryl Streep permite ser gravada durante um ensaio teatral. Uma oportunidade rara de ver uma grande atriz em processo de construção e também de saber mais sobre a vida e obra de um dos dramaturgos de maior importância para o teatro mundial. Enfim, um encontro de gigantes.

Nota: 9,0

(Theater of War, de John Walter. Doc. EUA, 2008. 95min. Mostra Dox)

Nenhum comentário:

Postar um comentário