domingo, 5 de outubro de 2008

Choke


Victor Mancini é viciado em sexo e trabalha em um parque temático sobre a era colonial. Para complementar o orçamento e, assim, poder arcar com a clínica onde a mãe está internada, Victor costuma angariar a simpatia de estranhos indo em restaurantes e simulando engasgar. Assim, ele estabelece um laço afetivo com seu salvador que lhe rende presentes e até mesmo dinheiro. Sua compulsão sexual parece ter fim quando ele se interessa pela médica que cuida de sua mãe, ao mesmo tempo em que seu melhor amigo Denny, masturbador compulsivo, se apaixona por uma stripper.

O filme é baseado no livro No Sufoco, de Chuck Palahniuk, também autor de O Clube da Luta. Embora sejam histórias bem diferentes, percebe-se alguns pontos em comum entre elas: o tom irreverente, o humor negro, a provocação e, sobretudo, um protagonista desajustado e cheio de carências afetivas impotente perante uma sociedade que não compreende bem. Assim como o personagem de Edward Norton em O Clube da Luta buscava sentir-se vivo quebrando alguns narizes, Victor busca nos estranhos que “salvam” sua vida mais do que uma vantagem financeira: ele quer o carinho, a preocupação, o afeto que nunca recebeu voluntariamente. E ter que representar um pequeno drama para consegui-lo certamente é um preço pequeno para ele.

Choke pinta um quadro surrealista da espécie humana, endossando aquela velha máxima de que, olhando de perto, ninguém é normal. Mas faz essa radiografia moral de uma maneira muito engraçada e, ao mesmo tempo, bastante crítica e inteligente. Das figuraças apresentadas, o grande destaque é o amigo com compulsão pela masturbação interpretado por Brad William Henke. Hilário. Sam Rockwell está ótimo em mais um tipo esquisitão. Está certo que o ator, de uma maneira geral, costuma interpretar sempre esse tipo de personagem, mas não se pode negar que ele faz isso muito bem. A divina Anjelica Huston tem participação luxuosa e, completando o time, uma inspirada Kelly MacDonald. O ator Clark Gregg, mais conhecido aqui como o ex-marido de Julia Louis-Dreyfuss no seriado The New Adventures of Old Christine, estréia na direção com este filme, além de fazer um pequeno papel. Um belíssimo começo. Parabéns pra ele.

Choke (idem), de Clark Gregg. Com Sam Rockwell, Anjelica Huston, Brad William Henke, Kelly MacDonald, Clark Gregg. EUA, 2008. 89Min.

Mostra Panorama

Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário