segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Il Divo


Radiografia do intrincado jogo político italiano realizada através da biografia de Giulio Andreotti, líder do Partido da Democracia Cristã e figura-chave do poder na Itália há quatro décadas. Beirando os 70 anos de idade, Andreotti não dá sinais de aposentadoria e se encaminha para o sétimo mandato consecutivo como Primeiro Ministro. Acusações contra ele se acumulam e nada nunca é provado. Até que ele se desentende com o grande poder paralelo do país: a máfia. Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2008.

Il Divo é um filme bastante difícil para quem não está familiarizado com detalhes sobre a cena política italiana (o que deve corresponder à maioria do público brasileiro, creio eu). São tantos nomes citados, tantas pessoas que entram e saem de cena, apresentados por legendas rápidas que se perdem em sua maioria pelo fato de aparecerem ao mesmo tempo que se fala. Então quem não entende italiano tem que ler a legenda em português do que está sendo dito e perde a legenda escrita (em italiano, o que já é uma dificuldade extra), já que não há tempo para conseguir acompanhar ambas. Resumindo, muita informação se perde.

Ainda assim, mesmo um pouco confusa em alguns trechos e sem poder absorver tudo que é dito/mostrado, continuei achando o filme bastante fascinante e me mantive presa a seu enredo até o desfecho. Isso só pode ser encarado como uma confirmação de que realmente trata-se de um bom filme. Grande parte do mérito por manter aceso o interesse vem do excepcional trabalho do ator Toni Servillo no papel principal. Sua expressão vocal e corporal é impressionante, fazendo daquele homenzinho de aparência insignificante um gigante assustador, com seus trejeitos e esquisitices. Me parece que Il Divo é um filme que deveria ser revisto para ser compreendido na íntegra. O que não é possível por agora, já que foi programada uma única exibição dele em todo o Festival.

Uma curiosidade: no documentário De Repente, o Inverno Passado (que trata da reação conservadora a uma tentativa de legalização da união entre pessoas do mesmo sexo na Itália) é possível ver uma aparição do verdadeiro Giulio Andreotti discursando no plenário.

Il Divo (idem), de de Paolo Sorrentino. Com Toni Servillo, Anna Bonaiuto, Giulio Bosetti, Flavio Bucci, Carlo Buccirosso. Itália / França, 2008. 100min.

Mostra Panorama

Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário