terça-feira, 7 de outubro de 2008

Rebobine, Por Favor


Mike trabalha na locadora de vídeo do Sr Fletcher, um saudosista que se recusa a aderir aos DVD's. O melhor amigo de Mike é Jerry, um mecânico com tendências subversivas que sofre um acidente ao promover um atentado em uma usina e, com o corpo magnetizado, apaga acidentalmente as fitas de vídeo da locadora. Para que o patrão não descubra, os dois decidem refilmar as fitas pedidas pelos clientes e criam versões caseiras de filmes como A Hora do Rush, Conduzindo Miss Daisy e Os Caça-Fantasmas.

Considerando que seus dois últimos trabalhos foram filmes bastante singelos e poéticos (Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças e Sonhando Acordado, que passou no Festival do ano passado e nunca estreou em circuito), não deixa de ser surpreendente que o francês Michel Gondry agora parta para uma comédia tresloucada. A história faz rir não apenas pelas versões esculachadas de clássicos do cinema de todos os tempos, mas também pelo ótimo timing para comédia do elenco, liderado por essa metralhadora giratória de piadas chamada Jack Black. E as soluções esdrúxulas para realizar de forma tosca o que custa milhões ao grandes estúdios também são um show à parte. Exemplos? Colocar uma pizza cheia de molho de tomate debaixo da cabeça do ator que acabou de levar um tiro. Ou usar a frente de um caminhão de brinquedo como nariz do King Kong. As idéias são de fazer inveja a Ed Wood.

Mas, por outro lado, há mais do que meras risadas no filme. Está muito presente também na trama o amor sincero pelo cinema, a vontade de realizar uma obra (independente da qualidade da mesma, é claro) e também a relação entre astros e público. Uma belíssima cena é a que mostra a projeção do filme sobre o cantor de jazz, uma boa demonstração do quanto a arte ainda tem o poder de unir as pessoas e transpor barreiras. Há, ainda, uma homenagem à tradição oral, aos contadores de histórias, representados no personagem de Danny Glover. Afinal de contas, já disse John Ford que “quando a lenda é mais interessante do que o fato, deve-se imprimir a lenda”.

Rebobine, Por Favor é um filme muito bacana, que deve divertir cinéfilos de todas as idades.

Rebobine, Por Favor (Be Kind Rewind), de Michel Gondry. Com Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Mia Farrow. EUA, 2008. 102min.

Mostra Panorama

Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário