sábado, 4 de outubro de 2008

Todos os Meus Fracassos Sexuais


É incrível a que ponto as pessoas chegam para descolar verba para um filme. Usar o próprio umbigo como tema de um documentário não é idéia nova, já foi feito pelo cara que queria (e conseguiu) um encontro com Drew Barrymore. Já o inglês Chris Waitt resolveu colocar em película seu fracasso com o sexo oposto, desse modo piorando ainda mais suas chances de sucesso nesta área (ou não, algumas mulheres são realmente loucas). Bom, o título acima dispensa maiores explicações sobre o tema em questão.

O filme é mais um making of sobre as dificuldades de Chris em colher material para seu filme do que um documentário de verdade. O cara põe na cabeça que vai atrás de todas as garotas que já lhe deram um fora para tentar entender o que há de errado com ele (sim, você já viu esse argumento antes em Alta Fidelidade). O problema é que as garotas não querem falar, todas o detestam. Uma delas chega a dizer que tem ânsias de vômito só de pensar nele.

OK, a idéia tem seus momentos de graça. Mas o assunto se esgota muito rapidamente por falta de fontes. E aí é hora de partir para todo tipo de apelação: Chris marca encontros pelo MySpace, busca tratamentos e terapias para resolver seus problemas de ereção, tenta se excitar com uma dominatrix, etc. Quando percebemos, o filme vira muito mais uma série de consultas públicas com diferentes tipos de profissionais do que uma análise do porquê de seus relacionamentos terem fracassado. Mesmo porque o difícil não é entender porque as garotas o abandonaram e sim porque algum dia quiseram ficar com ele. Chris é imaturo, não trabalha, mora num pardieiro, tem aparência desleixada e pouco higiênica e, como se esses horrores não fossem o bastante, ainda sofre de impotência. Pior do que isso tudo ainda é sua absoluta falta de capacidade de manter uma conversa inteligente. Quem precisa fazer um filme para descobrir o motivo de sua vida sexual ser um fracasso?

Todos os Meus Fracassos Sexuais (A Complete History of My Sexual Failures), de Chris Waitt. Reino Unido, 2007. 80min.

Mostra Midnight Movies

Nota: 4,0

3 comentários:

  1. A resenha estava indo bem até que: "Chris é imaturo, não trabalha, mora num pardieiro, tem aparência desleixada e pouco higiênica." Momento em que a autora revela seu preconceito. No mais, é um filme estranho.

    ResponderExcluir
  2. O sujeito capitaliza em cima disso e eu sou preconceituosa só por apontar o modo como ele mesmo se coloca em cena? Fala sério.

    ResponderExcluir
  3. "Existe o feio e o bonito, o pobre e o rico, e o resto é hipocrisia."

    A proposito gostei do filme.

    ResponderExcluir