quarta-feira, 8 de outubro de 2008

REC

Filme de zumbis que foge do lugar-comum ao optar pelo estilo falso documentário (algo parecido com A Bruxa de Blair, só que muito mais caprichado). Ángela tem um programa noturno chamado Enquanto Você Dorme e sai em campo com seu cameraman altas horas da noite. Ao gravar no Corpo de Bombeiros, eles têm a oportunidade de acompanhá-los em um chamado de emergência. Ao entrar no prédio, encontram os moradores apavorados com uma velha senhora que grita sem parar dentro de seu apartamento. E a câmera segue registrando os pavores que todos irão vivenciar.

Essa é a grande sacada do filme, mostrar tudo pelas lentes da câmera como se estivéssemos de fato vendo uma reportagem. A imagem por vezes trepidante, desfocada – ou até mesmo no nível do chão, dependendo do que está rolando no momento – também ajuda a reforçar essa sensação. Em outros momentos, a tela negra é usada para criar suspense. E isso faz de REC um filme bem mais interessante do que a maioria das fitas de zumbis. O filme também acerta ao contar a história em ritmo de tensão crescente: primeiro ambienta o espectador com a personagem da repórter e o tipo de programa que ela faz; depois segue para o prédio, mas cria um bom suspense antes de partir para a carnificina ao sabor George Romero.

É claro que a explicação para a origem dos zumbis não faz lá muito sentido, mas isso já é um defeito normal nesse tipo de filme. O que importa é que o longa prova que o gênero terror pode ir além da velha receita dos adolescentes perseguidos por um psicopata no acampamento de verão. Ou dos remakes orientais, com suas garotinhas de cabelos escorridos.

REC (idem), de Jaume Balagueró e Paco Plaza. Com Manuela Velasco, Ferrán Terraza, Jorge Serrano, Carlos Lasarte, Pablo Rosso, David Vert. Espanha, 2007. 85min.

Mostra Midnight Movies

Nota: 6,0

Um comentário: