sábado, 15 de outubro de 2011

Quando Anoitece


Marina, uma jovem casada, vai com o filho de cerca de um ano passar algumas semanas em um apartamento nos Alpes. O dono do lugar é Manfred, um solitário guia de turismo que mora no apartamento de baixo e não tem boa imagem das mulheres desde que foi abandonado pela esposa. Até que uma noite um estranho acidente com Marco, o filho de Marina, faz com que ela e Manfred se aproximem, iniciando uma relação cheia de desconfiança e segredos ocultos. Exibido no Festival de Veneza 2011.

Baseado em romance escrito pela própria diretora Cristina Comencini, Quando Anoitece é daqueles filmes que até começam prendendo o interesse, mas depois vão se perdendo ao longo do caminho. Já no início, uma coisa que atravanca um pouco a fluência da história é sabermos tão pouco sobre Marina e sua relação com o marido, informação que ajudaria, e muito, a entender melhor seu estresse e suas dificuldades como mãe. Enquanto o personagem Manfred é mais bem delineado, Marina parece carecer de dados que expliquem melhor suas atitudes contraditórias. Mas isso nem chega a ser um problema, o que realmente atrapalha o longa é sua parte final, que soa apressada, pouco criativa e preguiçosa.

(contém spoilers daqui para baixo)

Um exemplo disso é aquele intempestivo retorno de Marina, que resolve aparecer 15 anos depois para rever Manfred e consumar o que não foi consumado da primeira vez. Nada fica claro para o espectador. Ela continua casada e eles serão amantes ocasionais? Neste caso, como fica a relação dele com a ex-atual-esposa, outra personagem que é jogada a esmo na trama, nunca ficando explícito o porquê dela ter ido embora e, principalmente, de ter reatado o casamento com Manfred. Resumindo, toda essa parte final é muito mal delineada, cheia de cenas gratuitas e diálogos vazios que nada esclarecem.

No mais, sobra a fotografia deslumbrante das belas paisagens alpinas e o charme incontestável de Filippo Timi, que foi visto há alguns anos no papel de Mussolini em Vincere e, neste filme, está a cara do Robert DeNiro de trinta anos atrás. Um belo incentivo visual para um filme apenas mediano.

Quando Anoitece (Quando la Notte), de Cristina Comencini. Com Filippo Timi, Claudia Pandolfi, Thomas Trabacchi, Denis Fasolo. Itália, 2011. 114 minutos. Foco Itália.

Cotação: 5,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário