Documentário realizado a partir das imagens amadoras que Kim, uma moradora de uma das regiões mais afetadas de Nova Orleans pelo furacão Katrina, registra com sua câmera. Depois da tragédia, ela seguirá filmando a dificuldade dos moradores em arrumar abrigo e o descaso das autoridades perante os necessitados.
Para começo de conversa, é difícil não se sentir nauseado na primeira meia hora de filme, já que Kim não tem a mínima noção de como operar uma câmera. Imagem trepidante, granulada, desfocada, escura, enfim, imaginem qualquer problema de gravação que ele estará nessas imagens. Também incomoda a postura da moça, que logo nos primeiros minutos, em meio à devastação e desgraça, declara sua intenção de ganhar dinheiro com o que está filmando. Impressiona (no mau sentido) seu sangue-frio de continuar registrando tudo obsessivamente, mesmo quando está ilhada com os vizinhos no telhado sem sinal de resgate à vista.
Uma vez livres do perigo, o filme continua seguindo Kim e o marido (a essa altura a imagem melhora, já que ela aparentemente conseguiu alguém para bancar o cameraman). Mas, a despeito do alívio para as retinas, é justamente a partir daí que o filme afunda de vez, já que perdeu seu único atrativo real: imagens de primeira mão do desastre. E claro que nossa estrela não perde uma chance de se auto-promover, posando de boa samaritana e recebendo elogios dos amigos diante da câmera. Pior do que isso só as constantes pregações e invocações religiosas, o que contrasta com as declarações do marido traficante sobre o estilo de vida nada ortodoxo que eles levavam.
O que fica evidente é que trata-se de um filme feito a partir de um material amador e gravado por uma pessoa oportunista, que culmina em uma apresentação de seu trabalho como cantora e compositora de rap. Era nesse ponto que Kim queria chegar desde o começo, já que até nome artístico ela tinha. Pesadelo é saber que um filme eticamente canalha e tecnicamente deplorável como esse venceu o Grande Prêmio do Júri de Documentário no Festival de Sundance de 2008.
As Águas de Katrina (Trouble The Water), de Tia Lessin, Carl Deal. EUA, 2008. 94min.
Mostra Dox
Nota: 0
Nenhum comentário:
Postar um comentário