terça-feira, 30 de setembro de 2008

A Duquesa


Filme baseado na biografia de Georgiana Spencer, Duquesa de Devonshire (e ancestral de Lady Di), que casou-se no fim do século XVIII com o riquíssimo Duque de Devonshire. Jovem, bonita e carismática, Georgiana era uma figura de grande influência popular, ao contrário de seu taciturno marido. Na vida privada, sofria a intensa pressão para gerar um herdeiro – único interesse real do Duque por ela – e vivia um amor proibido com um político de esquerda.

Conforme já citado no texto sobre Na Mira do Chefe, filmes como A Duquesa representam o que há de mais tradicional no cinema britânico. Filmes de época, inspirados nos amores e desventuras entre nobres e/ou plebeus que culminam em grandes tragédias ou grandes renúncias. A cartilha reza por fotografia deslumbrante, cenários idem, figurinos riquíssimos, música grandiloqüente e um certo overacting por parte do elenco como um todo. Tudo muito bonito e dramático. E, na maioria das vezes, chato.

A Duquesa não é dos piores, mas tampouco apresenta algum brilho especial. É um filme sem surpresas, em que o espectador sabe exatamente o que está levando. Keira Knightley está se especializando em papéis do gênero, e anda se dando bem em premiações por conta disso – o que eu sempre achei um exagero. Neste filme, ela parece ter perdido o ar de menina coquete e, pelo menos, demonstra um pouco mais de maturidade por baixo dos penteados estilo Maria Antonieta. Ralph Fiennes e Charlotte Rampling estão bem em seus papéis, mas esses são competentes sem esforço mesmo.

No mais, é um filme apenas correto para quem aprecia romances de época. O que não combina muito com o discurso exaltado dos apoiadores britânicos do Festival antes da sessão em que eu o assisti. Um deles disse que o filme é “provocador” (nota-se uma certa intenção nesse sentido, mas nada que chegue a ser ousado). Outro, que ele é o atual campeão de bilheteria na Inglaterra. Enfim... Talvez os ingleses ainda sejam mais adeptos da velha escola cinematográfica.

A Duquesa (The Duchess), de Saul Dibb. Com Keira Knightley, Ralph Fiennes, Charlotte Rampling, Dominic Cooper, Hayley Atwell. Reino Unido, 2008. 109min.

Mostra Foco UK

Nota: 5,5

3 comentários:

  1. Gostei, acho que perdi o comentátio que já haia feito.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Só havia este comentário para moderar... mas querendo escrever mais sobre esse ou outro post, fica à vontade.

    Abração,

    ResponderExcluir
  3. uma verdadeira obra prima!!!o melhor filme dramatico de todos os tempos!!

    ResponderExcluir