terça-feira, 9 de setembro de 2008

Catorze Filmes na Disputa


Catorze filmes brasileiros se candidataram para ser o representante do Brasil no próximo Oscar e, assim, brigar por uma das cinco vagas da categoria Filme Estrangeiro. Os longas agora serão avaliados por uma comissão e o Ministério da Cultura deve anunciar o escolhido no dia 16 de setembro.

Os inscritos são:

A Casa de Alice, de Chico Teixera
A Via Láctea, de Lina Chamie
Chega de Saudade, de Laís Bodanski
Era Uma Vez, de Breno Silveira
Estômago, de Marcos Jorge
Meu Nome não é Johnny, de Mauro Lima
Mutum, de Sandra Kogut
Nossa Vida Não Cabe num Opala, de Reinaldo Pinheiro
Olho de Boi, de Hermano Penna
Onde Andará Dulce Veiga?, de Guilherme de Almeida Prado
O Passado, de Hector Babenco
Os Desafinados, de Walter Lima Júnior
O Signo da Cidade, de Carlos Alberto Riccelli
Última Parada 174, de Bruno Barreto

Fazendo a ressalva de que, dentre os catorze, há um longa que ainda não foi exibido no Brasil (Última Parada 174), gostaria de emitir duas opiniões sobre os concorrentes. A primeira é que considero Estômago o melhor dos treze filmes que assisti. Disparado. A segunda é que, levando em conta o caráter de regionalismo e "tempero" brasileiro que compõe grande parte do humor do filme de Marcos Jorge, acho que ele não seria um candidato que cairia facilmente no gosto dos americanos, mesmo sendo o melhor filme. E aí talvez fosse mais inteligente eleger um longa como Meu Nome Não é Johnny - que, diga-se de passagem, também é um ótimo filme.

2 comentários:

  1. Mesmo sem ver, eu colocaria o filme do Bruno Barreto. Primeiro porque ele ainda não errou. Segundo porque a academia gosta desse tipo de filme.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Como assim, Bruno Barreto ainda não errou? Acho que nem existiria um cineasta com mais de 20 filmes nas costas que nunca tenha errado.

    E a Academia gostar desse tipo de filme é discutível, já que tanto Cidade de Deus quanto Carandiru foram recusados nesta mesma categoria. Cidade de Deus conseguiu indicações principais no ano seguinte, mas isso é outro papo. O fato é que quando concorreu a filme estrangeiro, ficou de fora.

    Mas em breve o suspense será desvendado...

    Abração!

    ResponderExcluir